As práticas de leitura e escrita em alunos com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo abordando desafios e perspectivas da educação inclusiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

15-09-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

RODRIGUES, Ana Manuelly Cardoso; RODRIGUES, Luana Silva. As práticas de leitura e escrita em alunos com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo abordando desafios e perspectivas da educação inclusiva. Orientador: Antônio Bruno Cavalcante. 2025. 29 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8722. Acesso em:.
Este artigo aborda a prática de leitura e escrita em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de um estudo direcionado aos desafios e às perspectivas da educação inclusiva. O objetivo principal foi analisar e compreender as dificuldades enfrentadas por alunos atípicos no processo de leitura e escrita, especialmente aqueles que já se encontram no Ensino Fundamental. O locus da pesquisa foi uma escola estadual da rede pública de ensino. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com discentes da instituição, além de alunos diagnosticados com TEA, público-alvo deste trabalho. Com base nos dados obtidos e nos estudos analisados, foi possível concluir que, apesar dos desafios, alunos atípicos são capazes de desenvolver a leitura e a escrita por meio de métodos adequados, utilizando essas habilidades para se integrar socialmente e participar da vida em sociedade.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br