Caminhos na relação entre família e escola: um estudo sobre os desafios na parceria no processo educativo na escola Santa Anastácia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

01-09-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Liviane Mascarenhas da. Caminhos na relação entre família e escola: um estudo sobre os desafios na parceria no processo educativo na escola Santa Anastácia. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2025. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8698. Acesso em:.
Este trabalho apresenta como discussão a importância da relação entre família e escola como fatores principais na formação e desenvolvimento do aluno. A união desses dois pilares é necessária para o processo educativo, visto que, forma indivíduos conscientes e preparados para viver em sociedade. Então é fundamental debater mais sobre essa relação e levar à sociedade a reflexão sobre essa coparticipação da família e escola na formação dos alunos. Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como acontece essa relação entre família e a escola Santa Anastácia e seu processo de parceria. Busca-se, mais especificamente, investigar os principais desafios, como a escola contribui para fortalecer essa parceria e propor práticas que aproximem a família da instituição. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Anastácia. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, a partir do relato da coordenadora, foi evidenciado dois aspectos principais: a existência de uma relação conflituosa, evidenciada pela pouca participação das famílias nas atividades escolares; e a presença de projetos já em andamento que ajudam a enfrentar esses desafios e aproximar a escola e os familiares. Assim, foi possível concluir que a relação entre a escola Santa Anastácia e as famílias dos alunos é marcada por conflitos e desafios, sobretudo no que se refere a participação dos familiares no cotidiano escolar. Contudo, foi analisado a existência de iniciativas promissoras vindas da instituição, na busca de fortalecer essa parceria.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

Aparece na Coleção