A leitura não-verbal na obra 'Leitura sem palavras' de Lucrécia D’aléssio Ferrara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

15-11-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NATIVIDADE, Raíssa dos Santos. A leitura não-verbal na obra 'Leitura sem palavras' de Lucrécia D’aléssio Ferrara. Orientador: José Eduardo Pastana Silva. 2024. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8687. Acesso em:.
O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a obra Leitura sem Palavras, de Lucrécia D’Aléssio Ferrara (2004), com o objetivo de discutir a importância da leitura não-verbal nos estudos da comunicação e sua relevância para a sociedade contemporânea. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a pesquisa dialoga com a semiótica de Peirce, o pensamento de McLuhan e as contribuições de Barthes, Eco, Santaella, Saussure e Bakhtin. O trabalho aborda a cidade como texto não-verbal, destacando signos urbanos, grafites e usos sociais do espaço, além de explorar aplicações da leitura não-verbal em áreas como publicidade, moda, design e educação. A análise evidencia que os signos não-verbais não são neutros, mas carregam dimensões ideológicas e culturais que organizam percepções e moldam comportamentos. Conclui-se que a leitura não-verbal é uma prática indispensável para a formação de leitores críticos, capazes de compreender os desafios da comunicação na era digital, marcada por memes, emojis, fake news e linguagens multimodais.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br