Os impactos da implementação do novo ensino médio: um olhar sobre uma escola da rede pública a partir do programa dinheiro direto na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

04-10-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GOMES, Daniele Rodrigues. Os impactos da implementação do novo ensino médio: um olhar sobre uma escola da rede pública a partir do programa dinheiro direto na escola. Orientador: Yvens Ely Martins Cordeiro. 2025. 43f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba. 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8670. Acesso em:.
Este estudo identificou desafios da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na Escola Benvinda de Araújo Pontes, em Abaetetuba-PA, destacando o papel do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico). O objetivo foi avaliar como PDDE Básico pode contribuir para a efetividade do NEM. Buscou-se compreender as motivações do distanciamento da proposta do NEM na escola, mesmo aderindo ao PDDE Básico. A metodologia combinou uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental. O estudo revelou que a escola enfrenta falhas na prestação de contas e falta de participação da comunidade no Conselho Escolar o que contribui para bloqueios financeiros. Conclui-se que a efetivação do NEM está relacionada ao acompanhamento infraestrutural e pedagógico. Logo, o PDDE Básico se apresenta como potencial apoio financeiro. A pesquisa sugere que a escola siga princípios da Gestão Democrática para contornar esses desafios.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br