Etnomatemática e prática da produção de telhas de cerâmica vermelha pelos oleiros de Abaetetuba/Pa

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

11-09-2025

Orientador(es)

LIMA, Reinaldo Feio LattesORCID

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Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GONÇALVES, Alef da Silva; RIBEIRO, Leliane Cunha. Etnomatemática e prática da produção de telhas de cerâmica vermelha pelos oleiros de Abaetetuba/Pa. Orientador: Reinaldo Feio Lima. 2025. 51f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8664. Acesso em:.
O presente Trabalho de Curso (TC) tem por objetivo apresentar duas produções acadêmicas, ambas em formato de artigo. No primeiro artigo, analisa-se as discussões e contribuições etnomatemáticas apresentadas nos eixos temáticos da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm). Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir de três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados; inferência e interpretação. As informações obtidas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo. Neste estudo, foi feito um levantamento de 153 artigos distribuídos em sete eixos temáticos. Como resultado, os eixos destacam a riqueza da Etnomatemática na valorização cultural e na promoção de uma educação inclusiva, abrangendo a integração dos saberes ancestrais de povos originários, quilombolas e tradicionais na educação escolar, a contextualização do ensino da matemática na educação básica, e a inserção da Etnomatemática na formação de professores e na educação superior. Além disso, exploram as vertentes teóricas e práticas na educação matemática, as relações étnico-raciais e sua contribuição para a equidade e justiça social, bem como as perspectivas decoloniais, que desafiam epistemologias dominantes e valorizam conhecimentos de culturas historicamente marginalizadas. Quanto ao segundo artigo, este, busca compreender como os conhecimentos geométricos se manifestam no processo de produção de telhas pelos oleiros da comunidade do Rio Quianduba, em Abaetetuba (PA), à luz da perspectiva da Etnomatemática. Para este estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado na comunidade mencionada; como técnicas de coleta e de análise de dados foram utilizados, respectivamente, observação, entrevista e análise de conteúdo. O estudo contou com a colaboração de dois oleiros. Os resultados apontaram que o processo de produção de telhas ocorre em etapas, sendo estas, (1) coleta de matéria prima e formação da “bola”; (2) modelagem ou “bateção de telhas” e secagem; por último, (3) enfornação e queima. Na etapa formação da “bola” identificamos as figuras geométricas paralelepípedo e retângulo, os quais comprovam a utilização da Etnomatemática como parte do processo de produção de telhas. Diante da apresentação dos artigos, concluímos que os mesmos revelaram uma unidade temática, bem como, metodologias que contribuem para a ampliação do conhecimento, articulando Etnomatemática com os saberes tradicionais.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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