O uso do desenho como ferramenta do ensino de História no fundamental em contexto socioeducativo: uma experiência a partir do PIBID, UFPA-Ananindeua

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

17-09-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Sabryna Lisboa Figueredo. O uso do desenho como ferramenta do ensino de História no fundamental em contexto socioeducativo: uma experiência a partir do PIBID, UFPA-Ananindeua. Orientador: Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves. 2025. 13 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Faculdade de História, Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8632. Acesso em:.
Na experiência da oficina realizada na escola Antônio Carlos Gomes da Costa, chamada "'Cartografia da Liberdade ", foi demonstrada a importância de metodologias ativas onde torna o aluno como protagonista de suas próprias histórias, abordando Isabel Barca sobre a valorização do seu conhecimento prévio da sala de aula sendo esse aluno do ensino regular ou socioeducativo. Entretanto, é importante afirmar que em regime socioeducativo é necessário senso de dinamicidade e tat maior para dar voz à essas histórias,considerando não só o ato infracional, mas também a própria autoestima do aluno em questão através do desenho, eles tinham a possibilidade de, não só contar suas histórias com leveza,mas também aprender de onde vieram e sobre patrimônio e territorialidade, tornando o conhecimento e a experiência de aprendizado tanto para os alunos em questão, quanto para nós aplicadores da oficina, fosse enriquecedora.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI