A relação entre adoecimento docente e qualidade da educação em Abaetetuba-Pará

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

21-08-2025

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Citar como

PIRES, Andreina Amanda de Oliveira. A relação entre adoecimento docente e qualidade da educação em Abaetetuba-Pará. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2025. 23 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8578. Acesso em:.
Este artigo investiga o adoecimento docente em uma escola de ensino fundamental em Abaetetuba. O objetivo central da pesquisa é analisar os fatores que contribuem para o adoecimento, compreendendo as causas e impactos na educação. A metodologia adotada tem como abordagem a pesquisa qualitativa e como tipo de pesquisa o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada, proporcionando uma compreensão das experiências das professoras. O roteiro das entrevistas abordou a satisfação no ambiente de trabalho, desafios diários, fatores de adoecimento e suporte institucional. Os resultados apontam que a desvalorização profissional, a falta de suporte emocional e as condições precárias de trabalho são os principais fatores que afetam a saúde física e mental das docentes, refletindo negativamente na qualidade do ensino. Nas considerações finais, reafirmam as necessidades das professoras de ter apoio dos profissionais da área da psicologia e orienta os gestores a serem mais presentes e participativos, concluindo assim a necessidade da implementação de políticas institucionais que valorizem e cuidem da saúde dos professores, desta forma sendo fundamental para garantir o bem-estar docente e a eficácia do processo educativo.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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