Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de ciências de 6º ao 9ºano

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

05-12-2019

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SOUSA, Lucinéia Reis de. Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de ciências de 6º ao 9ºano / Lucinéia Reis de Sousa. Orientadora: Nívia Magalhães da Silva Freitas. 2019. 33 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8462. Acesso em: .
A Educação Alimentar e Nutricional, é um tema transversal no processo de ensino- aprendizagem, onde o mesmo passou e passa por várias mudanças no cenário educacional e tem o dever fundamental na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Sabemos que o professor de alguma forma, tem o papel de informar e motivar seus alunos à prática da alimentação saudável. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O presente estudo objetivou investigar em que termos são desenvolvidos os temas da educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica no município de Breves. Para alcançarmos os objetivos, elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado aos professores de Ciências Naturais de 6 (seis) escolas do ensino básico do município de Breves. Dos entrevistados, 5 (cinco) professores eram da zona urbana e 2 (dois) professores eram da zona rural, totalizando 7 docentes entrevistados. Os dados obtidos foram analisados pelo método da análise interpretativa. Nossa pesquisa evidenciou que os professores persistem com metodologias tradicionais para ensinar o tema em sala de aula. A formação inadequada ou até mesmo ausência de parcerias com outros atores inseridos diretamente na educação alimentar e nutricional formam lacunas que dificultam a inserção da variação metodológica. Acreditamos que é de fundamental importância que esses professores recebam informações atualizadas sobre educação alimentar e nutricional e que trabalhem em sala de aula de modo transversal e interdisciplinar.

Fonte

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br