Laboratórios de Informática: desafios e alternativas para o ensino de ciências em Breves, Ilha do Marajó

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

01-02-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MARTINS, Andressa Sena. Laboratórios de Informática: desafios e alternativas para o ensino de ciências em Breves, Ilha do Marajó. Orientadora: Gleiciane Leal Moraes Pinheiro. Coorientadora: Darlene Teixeira Ferreira. 2018. 39 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8436. Acesso em: .
Com o aumento na performance computacional e softwares cada vez mais sofisticados, o ensino de Ciências se inova. O uso de computadores pelos estudantes em atividades práticas virtuais interativas criam novas possibilidades que podem contribuir para uma aprendizagem ativa motivada pela curiosidade de quando os estudantes têm liberdade para experimentar. Assim, foi delineado um levantamento para revelar a atual situação dos laboratórios de informática de escolas urbanas de ensino fundamental do município de Breves-PA e como esse espaço é usado no ensino de Ciências. Os resultados indicaram que, além de ter poucos laboratórios de informática em funcionamento nas escolas, os professores de Ciências não usam o espaço nas aulas e isso pode estar relacionado com a falta de um ambiente colaborativo e formação continuada. Neste contexto, a parceria Universidade/Escola na oferta de cursos e a disponibilidade Off-line de banco de Objetos Virtuais interativos são alternativas para incentivar o uso dos laboratórios a fim de melhorar o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Ciências.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br