O CLAMOR DA TERRA: Resiliências e Adaptações às Mudanças Climáticas na Comunidade Quilombola de Muruteuazinho em Santa Luzia do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

27-03-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUSA, Lucas Miranda de. O clamor da terra: resiliências e adaptações às mudanças climáticas na comunidade quilombola de Muruteuazinho em Santa Luzia do Pará. Orientador: Philippe Jean Louis Sablayrolles; Coorientador: Carlos Valério Aguiar Gomes. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenvolvimento Rural) - Instituto Amazônico De Agriculturas Familiares, Universidade Federal Do Pará, Belém, 2025. Disponível em: . Acesso em:
Este estudo se propões a avaliar percepções e impactos das mudanças climáticas na comunidade quilombola de Muruteuazinho, em Santa Luzia do Pará. Utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa, com entrevistas e observação participante. Os resultados mostram que os moradores percebem mudanças no comportamento das chuvas e aumento do calor, afetando a agricultura e a segurança alimentar. Para enfrentar esses desafios, adotam práticas como diversificação de cultivos, mas enfrentam barreiras como falta de assistência técnica e apoio governamental. Conclui-se que políticas públicas inclusivas e a valorização dos saberes tradicionais são essenciais para fortalecer a resiliência da comunidade. O estudo destaca a importância de estratégias (de adaptação e de mitigação) dos impactos das mudanças climáticas em comunidades tradicionais.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletônico: bibagrarias@ufpa.br