Utilização da ferramenta de DNA Barcoding para identificação genética de arraias da família Potamotrygonidae garman, 1877 do município de Portel Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

28-04-2016

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

VANZELER, Jesiane Teixeira. Utilização da ferramenta de DNA Barcoding para identificação genética de arraias da família Potamotrygonidae garman, 1877 do município de Portel Pará. Orientador(a): Prof. Dr. João Bráullio de Luna Sales. 2016. 28 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8370. Acesso em: .
As raias de água doce pertencem à família Potamotrygonidae, pertencem a um grupo monofilético de elasmobrânquios restritos as bacias de rios em regiões neotropicais compostos por um grupo de peixes muito diversificados na América do Sul e se encontram na maioria dos rios tropicais do continente. Estão presentes em todos os países da América do Sul, menos no Chile. Atualmente, as informações acerca das raias de água doce neotropicais apresentam-se ainda de forma incompleta, bem como dados taxonômicos, distribuição atualizada das espécies que compõe o grupo bem como sua atual relação filogenética, principalmente de regiões como a Ilha do Marajó e sua porção Ocidental. O grupo das raias marinhas também apresenta uma série de complicações taxonômicas, onde padrões de coloração de disco e forma, em muitos casos não são informativos a nível de espécie. Apesar do Brasil possuir um número significativo de taxonomistas, ainda existem grupos de espécies pouco estudadas, as quais podem apresentar espécies que não foram descritas e que precisam de identificação, o qual requer tempo, recursos e pessoas capacitadas para tal atividade. Por isso, a ampliação de estudos integrados com dados moleculares que possam facilitar o processo de identificação de espécies e resolver os problemas taxonômicos vem se intensificando ao longo do tempo. O DNA barcoding é um método rápido, eficiente e acessível globalmente para delimitar e identificar novas espécies. O benefício da técnica de DNA barcoding abrange não somente estudos taxonômicos, mas também filogenéticos e de genética de populações. Através dos resultados obtidos, é possível perceber que existem a presença de pelo menos três espécies de potamotrigonideos na região da cidade de Portel, Ilha do Marajó: Potamotrygon motoro, P. orbignyi e Paratrygon aireba. Entretanto, quando comparadas as sequencias do presente estudo com as disponíveis no genbank, percebe-se que P. motoro não é uma espécie monofilética, onde recentemente foi redescrita e limitada apenas a bacia do Rio Paraná-Paraguai. Desta forma a espécie presente na região de Portel provavelmente é uma espécie nova e ainda não descrita. Os resultados gerados são os primeiros a indicarem uma caracterização molecular da fauna de Potamotrigonideos da região de Portel, indicando que novos estudos tanto morfológicos quanto genéticos são necessários para aumentar o conhecimento sobre aa espécies da família Potamotrygonidae da região.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br