O smartphone como ferramenta pedagógica no ensino de língua portuguesa: contribuições de um projeto de extensão no 5º ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

11-02-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MOURA, Danila Bacelar. O smartphone como ferramenta pedagógica no ensino de língua portuguesa : contribuições de um projeto de extensão no 5º ano do ensino fundamental. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2022. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8363 . Acesso em:.
O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de uso pedagógico do smartphone no ensino de língua portuguesa para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública na cidade de Breves-PA. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem predominantemente qualitativa, e para seu desenvolvimento e resultados foram aplicados questionários elaborados com perguntas fechadas, enviados e recebidos através de aplicativo de mensagens WhatsApp, com uma (1) professora ministrante da disciplina de língua portuguesa do 5° ano do ensino fundamental, sendo esta participante do projeto de extensão NTICs no processo educativo. Os dados coletados foram analisados e sistematizados à luz da análise do conteúdo. Destacam-se os principais autores que fundamentam esta pesquisa, que são estes: Lévy (1999), Libâneo (2012) Moran (1997), Montesdioca (2015), Ribeiro (2014), Santos (2021), Silva (2017), Soares (2016), Valente (2018). Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram como o uso consciente das NTICS pode auxiliar professores e alunos no processo educacional. E ainda que a formação continuada em mídias e tecnologias é uma questão que precisa ser levada em consideração, pois é através desta formação que os professores terão acesso às técnicas necessárias para o uso pedagógico da tecnologia. E por fim, que as atividades realizadas mediante ao projeto NTICs no processo educativo, proporcionaram aos alunos do 5° ano a continuidade de seus estudos, tendo como ferramenta o uso do smartphone.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br