Análise da musealização do acervo paleontológico da coleção didática Emília Snethlage: documentação, conservação e extroversão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

11-02-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FERREIRA, Erika Mourão. Análise da musealização do acervo paleontológico da coleção didática Emília Snethlage: documentação, conservação e extroversão. Orientadora: Sue Anne Regina Ferreira da Costa. 2022. 68 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8357. Acesso em:.
Este trabalho pretende analisar o processo de Musealização do acervo de Paleontologia da Coleção Didática Emília Snethlage. Nesse sentido, foram consideradas como etapas de Musealização a conservação, documentação e a extroversão. As análises foram realizadas com base em autores (as) como Camargo Moro (1985); Souza e Froner (2008); Cury (1999,2005); Secco e Carvalho (2019). Constatamos que a coleção possuía apenas etapa da aquisição das peças. Portanto, sucederam algumas ações de conservação preventiva, arrolamento dos fósseis e réplicas de invertebrados e vertebrados, propomos e aplicamos fichas catalográficas. Concretizada a documentação prévia da coleção, foi elaborado uma atividade de extroversão que pode ser utilizada de modo impresso e virtual cujo conteúdo apresenta de forma lúdica a coleção e diferentes informações sobre Paleontologia, auxiliando na democratização dos patrimônios salvaguardados pela instituição.

Fonte

PEN DRIVE

Fonte URI

Aparece na Coleção