Saberes populares e ensino de Botânica: uma pesquisa em uma escola do campo do município de Limoeiro do Ajuru-Pa

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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

19-12-2023

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SOUSA, Ezequier Moraes de. Saberes populares e ensino de Botânica: uma pesquisa em uma escola do campo do município de Limoeiro do Ajuru-Pa. Orientadora: Edilena Maria Corrêa. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) – Faculdade de Educação do Campo, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Limoeiro do Ajuru, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8216. Acesso em:.
O presente trabalho investigou a respeito dos saberes populares e de sua importância no ensino de Biologia, especialmente no que se refere aos conteúdos de botânica. O estudo envolveu os estudantes do ensino médio que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Pinheiro localizada na comunidade de Japiim Grande, município de Limoeiro do Ajuru- Pa. A pesquisa tem base na abordagem qualitativa, e está dentro da pesquisa-ação. O estudo teve como principal questão: como os saberes populares podem contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de botânica por parte dos educandos do ensino médio de uma escola do campo? como objetivos buscou-se: investigar sobre a importância das relações entre o ensino de botânica e os saberes populares dos educandos adquiridos no seu convívio familiar e social; analisar a importância do diálogo entre saber popular e currículo formal para o ensino de Biologia; desenvolver atividades que promovam a articulação dos saberes dos educandos com o currículo formal de Biologia do ensino médio, no que diz respeito aos conteúdos de botânica. A pesquisa concluiu que a relação entre saber popular e saber escolar quando trabalhada na sala de aula, pode promover a construção do conhecimento de modo mais significativo por parte dos estudantes, o que torna os processos de ensinar e aprender mais efetivos.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br