Curso de Educação do Campo - CUNTINS

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O PIBID como experiência transformadora na formação inicial de educadores e na qualidade do ensino e da aprendizagem na EMEF de Cardoso
    (2024-12-14) SALGADO, Débora Cristina Rodrigues; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    O estudo traz relatos referentes à experiência de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, desenvolvida com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental da comunidade quilombola de Cardoso, município de Baião-Pa. A pesquisa teve como questão de investigação: como o PIBID pode ser considerado uma prática transformadora na formação inicial de educadores e na qualidade da aprendizagem dos estudantes? O estudo objetivou analisar a importância do PIBID na formação inicial de educadores e seu impacto na melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes da escola de Cardoso. O texto teve base na pesquisa bibliográfica e de campo, dentro da abordagem qualitativa. Como resultado, o estudo mostrou que as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID foram fundamentais no seu processo de formação inicial, além de proporcionar melhorias significativas à aprendizagem dos estudantes da escola de Cardoso.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mandioca: importância e desafios da atividade agrícola para os agricultores familiares de Nova Colônia de Bucubarana, Cametá-Pa
    (2024-12-07) SANCHES, Eliel dos Santos; SILVA, Edfranklin Moreira da; http://lattes.cnpq.br/5259957857523185; https://orcid.org/0000-0002-3832-1921
    A mandioca é uma atividade produtiva importante, principalmente para os agricultores familiares, possibilitando uma atividade econômica nas propriedades rurais, tendo ainda papel na geração de empregos. O artigo apresenta um estudo sobre a importância da mandioca para a vida das famílias de agricultores familiares da comunidade de Nova colônia de Bucubarana, no município de Cametá-PA. O objetivo foi analisar a importância desse cultivo para os agricultores familiares da comunidade, bem como compreender os sistemas de preparo da área para o plantio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, apoiada por uma investigação de campo, a partir da realização de entrevista com agricultores e observação em campo. Os resultados apontam que a mandioca é a principal atividade agrícola que contribui na renda das famílias, além de servir ao autoconsumo familiar. Portanto, é preciso política pública direcionada para essa atividade que favoreça a melhoria na produção de forma sustentável, em especial tecnologias que superem a crise nos sistemas de corte e queima e aração.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transformações na confecção de farinha de mandioca na comunidade de Ponta Grande, Cametá-Pará
    (2024-05-07) GONÇALVES, Mateus Barreto; SILVA, Edfranklin Moreira da; http://lattes.cnpq.br/5259957857523185; https://orcid.org/0000-0002-3832-1921
    A produção de farinha de mandioca é uma das principais atividades agrícolas nos sistemas de produção familiares no município de Cametá. Ao longo dos anos, observam-se mudanças nas formas de fabricação de farinha. Nesse sentido, o objetivo desse texto é analisar os processos de mudanças na confecção da farinha de mandioca. Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo a partir de entrevistas com informantes-chave na comunidade de Ponta Grande, Cametá-Pará. Os resultados mostram que há dois principais tipos de farinhas fabricadas pelas famílias da comunidade: (i) d’água ou mole e (ii) seca ou triturada. A primeira é a mais tradicional, segundo os relatos obtidos, mas a forma de fazer mudou com a chegada da energia elétrica e a aquisição de equipamentos como “caititu”. A segunda, conforme os relatos dos agricultores é mais recente e começou a ser produzida a partir de 2009. Em síntese, a fabricação da farinha tem passado por importantes mudanças, mas a sua permanência está ameaçada devido a crise no sistema de corte e queima, que está sendo agravada no contexto das mudanças climáticas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O saber fazer de agricultores familiares na produção da farinha de mandioca na Vila Braba, Cametá-Pa
    (2024-12-07) GONÇALVES, Neyziane Alves; SILVA, Edfranklin Moreira da; http://lattes.cnpq.br/5259957857523185; https://orcid.org/0000-0002-3832-1921
    Este artigo aborda o saber-fazer dos agricultores familiares na produção da mandioca na Vila Braba, Cametá- PA, a problemática desta pesquisa são os desafios enfrentados pela agricultura familiar na comunidade, marcada pela modernização da agricultura e pela desvalorização do trabalho rural, os agricultores locais enfrentam dificuldades de acesso a técnicas inovadoras e assistência técnica, o que ameaça a continuidade de suas atividades. O objetivo é compreender o saber fazer de agricultores familiares de vila braba, a mandioca, alimento essencial para as famílias da comunidade e fonte de renda, é cultivada, processada e transformada em produtos como farinha, beijú, tucupi, goma entre outros. Os resultados de estudo sobre o "saber-fazer" de agricultores familiares na produção de mandioca, mostram uma sólida relação entre os agricultores e o ecossistema local, refletida em práticas tradicionais, onde o conhecimento empírico dos agricultores garante a continuidade da produção e contribui para a segurança alimentar da comunidade. A fundamentação teórica buscou se a partir de autores que discutem sobre o tema, utilizando a pesquisa ação como metodologia, e entrevistas semiestruturadadas foram realizadas com os agricultores familiares de vila braba. A pesquisa destaca a forte conexão dos agricultores com suas tradições e a terra, refletida nas práticas de cultivo da mandioca. Para aprimorar essas práticas, é essencial o apoio de políticas públicas que valorizem o saber-fazer local, garantindo acesso a recursos e tecnologia, isso permitirá o crescimento econômico, a segurança alimentar para a comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os saberes populares das parteiras e benzedeiras de uma comunidade ribeirinha, na Amazônia Paraense
    (2023-09-09) PORTILHO, Josiane Gaia; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758
    O presente texto trata dos saberes populares das parteiras e benzedeiras de uma comunidade ribeirinha localizada no município de Cametá, Pará. O principal objetivo do estudo foi analisar os saberes populares no trabalho das mulheres parteiras e benzedeiras, os remédios por elas utilizados e a importância dessa prática para os moradores da comunidade ribeirinha local. Quanto aos procedimentos metodológicos, os estudos pertencem a uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou pesquisa de campo, com leituras bibliográficas, observação participante, uso do diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa uma parteira e agente comunitária de saúde, uma benzedeira e mais cinco mães que utilizaram os serviços das parteiras e benzedeiras. Como resultados, identificou-se que há registros significativos de seu trabalho na preservação de vidas, seja por meio do parto ou da cura de várias enfermidades. Entendemos que é fundamental cultivar esses saberes, pois, apesar da vasta importância do trabalho das parteiras e benzedeiras para a comunidade, é necessário preservar esses conhecimentos tradicionais, uma vez que muitos deles estão desaparecendo da cultura local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O boi-bumbá, uma cultura prestes a desaparecer, no quilombo de Calados, município de Baião-Pará
    (2022-11-30) BRAGA, Magnum Nazareno Cunha; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758
    O texto fala sobre o Boi-bumbá, em uma comunidade quilombola de Calados, mostrando a história dessa cultura e um processo de rejeição que pode levar ao gradual desaparecimento desta cultura. Com isso, é objetivo da pesquisa, compreender os aspectos históricos que deu origem ao boi bumbá e identificar se há interesse infanto-juvenil por esta cultura na comunidade de Calados. Como metodologia se utilizou de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturada e observação da realidade cultural na comunidade. Obteve-se como resultados que a cultura do boi-bumbá se encontra ameaçada, prestes a desaparecer, caso a comunidade e a escola não tome as providencias necessárias para o fortalecimento desta cultura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    A relação entre saberes da Etnobotânica e o ensino de Botânica no ensino médio: experiência com estudantes do Sistema Modular de Ensino no Município de Cametá- Pa
    (2022-02-07) SANTOS, Rosely Costa dos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    Este trabalho traz uma investigação à respeito da relação entre saberes da etnobotânica e o ensino de botânica no ensino médio, tendo como foco a experiência com estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino no Município, localizada na comunidade de Furtados no Município de Cametá-Pa. A pesquisa realizou a seguinte questão: como a relação entre a etnobotânica e a botânica contribui no processos de ensino/aprendizagem no ensino médio da escola do campo? Os objetivos desta pesquisa foram analisar a relação da etnobotânica com a botânica no ensino de Biologia, além de identificar o diálogos entre os saberes dos sujeitos do campo e o currículo de Biologia do ensino médio, no que tange à botânica. A pesquisa foi de cunho qualitativa com ênfase na pesquisa-ação, contou com um estudo bibliográfico com referência em Xolocotzi (1982) e Albuquerque (2005) que abordam a etnobotânica como um campo científico que estuda as inter-relações que se estabelecem entre o ser humano e as plantas, através do tempo e em diferentes ambientes. Como resultados, compreendemos que o ensino de botânica e os saberes da etnobotânica, apontam para uma prática educativa que valoriza a natureza e possibilita novas perspectivas para o currículo do Ensino Modular, assim como amplia o acesso ao saber contextualizado na educação básica e isonomia de direitos, assegurando a ampliação do nível de escolaridade e a permanência dos alunos em suas comunidades.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Adaptações e desafios: a Educação do Campo em tempos de ensino remoto e a alternância pedagógica - Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) na pandemia
    (2023-05-04) CASTRO, Terezinha de Jesus Pompeu de; FURTADO, João Miranda; http://lattes.cnpq.br/2652499606578531
    O artigo aborda os desafios enfrentados pela Alternância Pedagógica - Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) - durante a pandemia do novo coronavírus no Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Universitário do Tocantins Cametá - CUNTINS/UFPA. O texto discute a importância da Pedagogia da Alternância como proposta educativa necessária para a formação inicial de professores capazes de atuar nos espaços educacionais e sociais do campo. A pesquisa analisa as possíveis implicações geradas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no processo formativo dos alunos da LEDOC (Campus de Cametá/UFPA), em particular, os eventuais entraves à Alternância Pedagógica como metodologia do curso. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica (PRODANOV; FREITAS, 2013) e análise documental (GIL, 2002; 2008), tendo como base teórica autores como Lima, Hage, Souza (2021), Calejon, Brito (2020), Arroyo (2014), Maria (2021), Molina, Freitas (2011), Freire, Batistela et al. (2015), entre outros. O estudo mostra que a adoção do ensino remoto durante a pandemia apresentou muitos obstáculos para a Alternância Pedagógica, principalmente devido à dificuldade de acesso à internet pelas populações do campo. Essas observações corroboraram na compreensão a respeito da importância da Alternância Pedagógica no curso de Educação do Campo, enquanto metodologia de ensino, o que significa dizer que pode prejudicar na formação docente , já que nega a voz dos sujeitos que a protagonizaram, desarticulando o Projeto Político pedagógico do Curso (PPC) construído mediante as realidades e especificidades dos educandos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do Campo: alternância pedagógica na formação dos discentes da LEDOC 2016 do município de Oeiras do Pará - Pa
    (2023-07-10) PINHEIRO, Iolanda do Socorro Pureza; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    A pesquisa proposta buscou investigar sobre a influência da alternância pedagógica no processo formativo dos discentes da LEDOC 2016 de Oeiras do Pará. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da alternância pedagógica na formação discentes da turma da LEDOC Oeiras – 2016, considerando a atuação como futuros professores de ciências agrárias e da natureza na Educação do Campo. O método de pesquisa abordado nesta investigação é do tipo pesquisa qualitativa do tipo pesquisa estudo de caso. Por outro lado, abordou-se nessa investigação a pesquisa bibliográfica, pois, segundo Lakatos (2008), ela possibilita o pesquisador se deparar com um compilado de saberes. Os dados da pesquisa foram coletados através do roteiro de entrevista semiestruturado aplicado para os informantes da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a turma de Licenciatura em Educação do Campo LEDOC – Oeiras – 2016. A pesquisa mostrou que o curso de Educação do Campo em Oeiras do Pará contribuiu muito com a formação dos egressos, cuja proposta sempre colocou universidade e comunidades em extremo contato a fim de promover um conhecimento com eles, e não para eles. Portanto, a investigação proposta mostrou que o regime de alternância no curso de Educação do Campo proporciona uma vivência em alternância com os coletivos do campo, isto é, com eles, e não para eles, uma vez que os povos do campo são os pressupostos identitários da Educação do Campo, onde aprendemos sempre em comunidade, no coletivo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saberes populares e ensino de Botânica: uma pesquisa em uma escola do campo do município de Limoeiro do Ajuru-Pa
    (2023-12-19) SOUSA, Ezequier Moraes de; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    O presente trabalho investigou a respeito dos saberes populares e de sua importância no ensino de Biologia, especialmente no que se refere aos conteúdos de botânica. O estudo envolveu os estudantes do ensino médio que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Pinheiro localizada na comunidade de Japiim Grande, município de Limoeiro do Ajuru- Pa. A pesquisa tem base na abordagem qualitativa, e está dentro da pesquisa-ação. O estudo teve como principal questão: como os saberes populares podem contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de botânica por parte dos educandos do ensino médio de uma escola do campo? como objetivos buscou-se: investigar sobre a importância das relações entre o ensino de botânica e os saberes populares dos educandos adquiridos no seu convívio familiar e social; analisar a importância do diálogo entre saber popular e currículo formal para o ensino de Biologia; desenvolver atividades que promovam a articulação dos saberes dos educandos com o currículo formal de Biologia do ensino médio, no que diz respeito aos conteúdos de botânica. A pesquisa concluiu que a relação entre saber popular e saber escolar quando trabalhada na sala de aula, pode promover a construção do conhecimento de modo mais significativo por parte dos estudantes, o que torna os processos de ensinar e aprender mais efetivos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso das plantas medicinais no tratamento ginecológico das mulheres da comunidade ribeirinha de Pacuí de Cima, Cametá-Pa
    (2022-02-07) MOIA, Maria Daiane Viana; BRILHO, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte; http://lattes.cnpq.br/0855952974118408
    Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o uso de plantas medicinais pelas mulheres da comunidade ribeirinha de Pacuí de Cima Cametá – PA nos cuidados da saúde ginecológica. Na perspectiva dos saberes populares e ancestrais, com o objetivo de compreender a importância que estas possuem na vida e na saúde das mulheres nesta região da Amazônia. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa ancorada na pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo. As técnicas de coleta basearam-se na história oral e no diário de campo. Os dados obtidos foram coletados através de formulários semiestruturados e conversas com as mulheres. Durante a pesquisa foram identificadas sete formas de uso referentes à trinta e nove tipos de plantas medicinais destinadas ao tratamento de prevenção e cura para processos de adoecimento ginecológico das mulheres da comunidade. Foram identificados ainda quatorze tipos de adoecimento ginecológicos mais frequentes que acometem as mulheres ribeirinhas de Pacuí de Cima. Constatou-se que as plantas medicinais são aliadas no tratamento de doenças ginecológicas. O conhecimento sobre plantas medicinais tanto no cultivo, preparo e uso são transmitidos pelas mulheres principalmente as mais idosas da comunidade usando da oralidade e por meio da identificação das plantas. No entanto, esse conhecimento nas últimas décadas vem sendo impactado pelo avanço da indústria farmacêutica. Diante disso as mulheres ribeirinhas da comunidade de Pacuí de Cima seguem resistindo e desenvolvendo estratégias diante da imposição do mercado da indústria farmacêutica conferindo as mulheres do campo, das águas e da floresta o protagonismo no conhecimento da medicina e da saúde popular nas comunidades e povos tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Resistência que atravessa gerações: titulação e reconhecimento da comunidade remanescente de quilombo de Calados, Baião-Pará
    (2022-02-07) MEDEIROS, Gildete de Freitas; BRILHO, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte; http://lattes.cnpq.br/0855952974118408
    Para as comunidades remanescente de quilombos o direito ao território é central, para isso, a titulação – um processo administrativo realizado pelo Estado – é etapa fundamental na reivindicação de permanência na terra, do respeito ao vínculo com a cultura e ancestralidade. A luta pela titulação de terra da comunidade remanescente de quilombo de Calados-Baião, (PA), remonta à história de muitas gerações. Objetivou-se conhecer essa história da comunidade, as dificuldades encontradas para obter o título de posse como território quilombola destacando o protagonismo das mulheres e da juventude quilombola na comunidade. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa de abordagem qualitativa por orienta- se à uma perspectiva mais interpretativa e construtivista. Com isso, ressalte-se a capacidade efetiva de organização, nos gestos de solidariedade. Os conhecimentos e experiências de luta e resistência na comunidade remanescente de quilombo de Calados também contribuíram e ainda contribuem para as famílias se organizarem neste período pandêmico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil
    (2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: experiências de estágio em uma escola do campo do município de Igarapé-Miri, Pará
    (2023-07-03) CORRÊA, Izal Ladislau; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    Esta pesquisa buscou analisar como se dá o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo localizada no município de Igarapé-Miri (PA). Objetivou-se contribuir com análises e reflexões acerca dos aspectos relacionados à vivência na modalidade EJA no decorrer da disciplina Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ocorreu por meio da abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa permitiu evidenciar que a EJA enquanto modalidade de ensino tem importância fundamental para os sujeitos do campo, uma vez que é um mecanismo propulsor da formação educacional dos que, por vários motivos, não chegaram a frequentar a escola na idade regular ou dela foram excluídos. Constatou-se ainda que que o ensino de Ciências precisa ser realizado de forma dinâmica e contextualizada com a realidade dos sujeitos do campo e de acordo com as especificidades da EJA, de modo que os estudantes possam compreender os conteúdos e os relacionar com a realidade a qual pertencem, o que pouco foi observado no decorrer da realização da pesquisa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conflitos agrários e a importância dos STTR na conquista da terra: educando os agricultores a se contrapor ao latifúndio
    (2025-01-03) LIMA, Jovaldo Tavares; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180
    Este Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo investigar o papel do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) na posse da terra pelas famílias agricultoras em Oeiras do Pará, atuando como mitigador de conflitos. Os conflitos envolvem interesses de classes antagônicas, refletindo a dinâmica de uma sociedade dividida e os sindicatos desempenham um papel crucial na luta pela posse e regularização da terra, especialmente para os trabalhadores rurais. Em Oeiras do Pará, o STTR atua como um órgão fundamental na articulação desse processo. O percurso metodológico da pesquisa dialoga com a abordagem qualitativa e como principal ferramenta norteadora a observação participante. Os dados foram sistematizados combinando as respostas dos entrevistados com observações sobre a interação com o STTR. Utilizamos a estatística descritiva para analisar os dados. Os principais resultados indicam que a orientação contínua dos sócios para permanecerem em suas propriedades e a formação de associações fortalece a luta coletiva e minimizam conflitos agrários. O apoio do STTR na demarcação dos lotes e a criação de reservas extrativistas são exemplos concretos das vitórias obtidas. A participação ativa dos agricultores, dos movimentos sociais e instituições públicas foram fundamentais para essas conquistas e a formação acadêmica em Educação do Campo, com turmas formadas em Oeiras do Pará, surge como uma oportunidade de fortalecimento dos movimentos sociais e de aprimoramento das ações do STTR, integrando saberes tradicional e científico na busca por uma gestão mais democrática e participativa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Manejo de açaizais na comunidade Furo Vilela: percepção para a sustentabilidade agroflorestal
    (2023-03-02) SERRÃO JÚNIOR, Jair Farias; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180
    Esse artigo traz um estudo sobre o manejo dos açaizais e os efeitos decorrentes do processo de “açaização” na Comunidade Furo Vilela, no município de São Sebastião da Boa vista, ilha do Marajó, Pará. Entrevistou-se 10 famílias, utilizando roteiro de entrevista semiestruturado, cujos resultados foram analisados com apoio da estatística descritiva. Os principais resultados demonstram que o manejo intensivo é predominante sobre outras formas de manejo (leve e moderado) e gera insustentabilidade para as famílias. Essa técnica proporcionou insegurança alimentar, e em curto prazo, melhoria na renda das famílias, fato que não se sustenta em médio e longo prazo. Desse modo, os principais efeitos decorrentes do processo de “açaização” na Comunidade Furo Vilela estão relacionados à insegurança alimentar e nutricional, diminuição da renda no período da entressafra do açaí e a degradação ambiental. Portanto, é necessário apoio do poder público, no sentido da assistência técnica, melhorias educacionais e acesso a informação, para resgatar práticas sustentáveis historicamente empregadas pelos ribeirinhos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização da produção da mandioca na comunidade Vila Valério, município de Oeiras do Pará
    (2025-04-28) OLIVEIRA, João Batista dos Santos; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180
    A mandioca (Manihot esculenta Crantz.) é o produto mais popular da alimentação brasileira. Tradicionalmente a cultura da mandioca na Amazônia é praticada via sistema itinerante ou nômade, conhecida popularmente por roça. Para a comunidade da Vila Valério, é importante o registro da produção desse tubérculo, devido a importância sociocultural, ambiental e econômica para os sujeitos locais. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a produção da mandioca na comunidade Vila Valério, no município de Oeiras do Pará, como forma de registrar as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, caderno de realidade e observação in lócu. Os principais resultados denotam que para todos os entrevistados a cultura da mandioca é a principal fonte de renda, entretanto, as famílias produzem também outras culturas. Os tratos culturais com a mandioca ocorrem no mês de novembro, com a limpeza de área, seguido do plantio no início do período chuvoso e colheita entre os meses de junho e outubro. A relevância do conhecimento tradicional que as famílias possuem sobre o manejo da mandioca, além da percepção da necessidade da diversidade de espécies para alcançar tal objetivo é corroborado pelo registro da existência da interface agricultura-floresta praticado na Comunidade. Ainda assim, há necessidade de incentivos para melhorias da agricultura familiar, em que as políticas públicas considerem as peculiaridades do Território, o estilo de vida dos camponeses e os saberes tradicionais e demandas dos sujeitos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Egressos da segunda turma da especialização em Educação Inclusiva no Campo da UFPA-Cametá: impressões sobre a experiência formativa
    (2024-12-14) SOUSA, Tatiana de Paiva; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185
    O estudo busca responder a seguinte questão-problema: quais as impressões dos egressos da segunda turma da especialização em Educação inclusiva no campo da UFPA-Cametá, acerca de aspectos referentes à experiência formativa e à sua inserção na área educacional? O objetiva de modo geral é analisar as impressões dos egressos, da segunda turma da especialização em Educação inclusiva no campo da UFPA-Cametá, acerca de aspectos referentes à experiência formativa e à sua inserção na área educacional e de modo específico averiguar os limites e possibilidades da experiência formativa no que tange ao atendimento educacional de educandos com deficiência. Realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa de característica de um estudo de caso. Entrevistou-se 03 (três) egressos do curso. Os dados ilustram que a formação continuada auxiliou a compreensão sobre os tipos de deficiência e metodologias de ensino direcionado aos educandos com deficiência nas escolas do campo, bem como direcionou a construção de um olhar mais inclusivo, empático e acessível as diferenças e singularidades dos educandos com deficiência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Ciências Naturais para graduandos surdos: análise sobre os desafios e possibilidades nas práticas educativas de uma docente da UFPA-Cametá
    (2024-12-14) SANTOS, Paulo Henrique de Souza dos; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185
    O estudo busca responder quais os desafios e possibilidades nas práticas educativas de uma docente de ciências naturais no ensino de uma graduanda surda na UFPA-/Cametá polo Mocajuba? Este estudo objetiva de modo geral analisar os desafios e possibilidades nas práticas educativas utilizadas por uma docente do ensino superior com uma educanda surda na UFPA - Cametá polo Mocajuba e de modo específico identificar de que maneira são planejadas as metodologias trabalhadas no ensino de ciências naturais com a educanda surda e verificar como a docente adquiriu informações sobre a metodologia utilizada no ensino de ciências naturais para a educanda surda. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com característica de estudo de caso. No mês de outubro de 2024 realizou-se 01 (uma) entrevista com uma docente de ciências naturais da UFPA – Cametá. Os dados revelam os desafios nas práticas educativas da entrevistada: a questão da interação direta com a discente surda B e a redução de conteúdo e as possibilidades de direcionar a docência para ter um olhar diferenciado sobre ela, ser mais inclusiva e empática a diferença do outro.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Revisão teórica e legal sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e as estratégias educativas com educandos com TDAH
    (2024-12-14) SIlVA, Tânia Damasceno; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185
    Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão teórica e legal sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), visando compreender suas características e encadeamentos no contexto de educação. A metodologia adotada será uma pesquisa bibliográfica e documental, que permitirá explorar as diversas manifestações do TDAH, seus critérios para se chegar aos diagnósticos e os impactos no aprendizado dos alunos. A revisão incluiu literatura acadêmica, diretrizes legais e documentos que abordem a educação inclusiva. Os resultados incluem uma análise detalhada das necessidades específicas dos alunos com TDAH, bem como a identificação de práticas pedagógicas que podem ser implementadas para atender a essas necessidades. A discussão se concentra na importância de adaptar o meio escolar e as abordagens de ensino, considerando as particularidades do transtorno. Nas considerações finais, enfatizar-se-á a relevância da formação continuada dos educadores e a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos dos alunos com TDAH.