Os saberes socioambientais do cotidiano dos estudantes como promotor de tecnologia social da Amazônia Tocantina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

11-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PEREIRA, Ana Lucia Castro. Os saberes socioambientais do cotidiano dos estudantes como promotor de tecnologia social da Amazônia Tocantina. Orientadora: Ruana Aretha Farias Santiago Beckman. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8199. Acesso em:.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os saberes locais dos alunos contribuem como agente facilitador para implementação de uma tecnologia social que promova uma melhora significativa dentro da comunidade escolar. A abordagem metodológica foi de cunho qualiquantitativo e consistiu na utilização de questionários socioambientais semiestruturados. O público-alvo foram 100 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá no Estado do Pará. Quanto aos resultados, foi possível identificar que a tecnologia social mais viável a ser implementada na escola seria a horta sustentável, a qual os alunos relataram que sentem falta e pode ser um meio de sanar algumas problemáticas dentro da escola. Portanto, o estudo evidenciou a importância de compreender e enfatizar a comunidade e os conhecimentos locais para que desta forma seja possível implementar tecnologias sociais viáveis que atendam as demandas locais com os recursos disponíveis promovendo uma ação coletiva e disponibilizando um ambiente educativo por meio de hortas sustentáveis que demonstrem como as questões ambientais afetam a sociedade e o meio ambiente.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br