Curso de Ciências Naturais - CUNTINS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da percepção socioambiental dos professores para a construção de tecnologia social: um estudo de caso no Baixo Tocantins(2023-12-11) PINTO, Rosilene Farias; BECKMAN, Ruana Aretha Farias Santiago; http://lattes.cnpq.br/6406151351125446A percepção é uma forma de sensibilizar tanto o que observa quanto no propagar do que foi visto, neste processo, o professor é o principal aliado para compreender o ambiente a transmitir ao aluno, bem como solucionar os problemas, principalmente nas comunidades tradicionais. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção socioambiental dos professores de comunidades ribeirinhas e, a partir dessa visão, fomentar o uso da tecnologia social. A pesquisa ocorreu no distrito de Janua Coeli no mês de abril de 2023, que compreende 23 escolas ribeirinhas e quilombolas no Município de Cametá. Foram aplicados questionários semi estruturados, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. A maioria dos professores considera a área pouco conservada, citando a extinção de alguns animais ao longo do tempo. Destaca-se que a principal problemática ambiental foi a gestão de resíduos sólidos. Todos os professores consideram importante estudos nas ilhas para subsidiar a gestão pública. O estudo aponta a necessidade da reflexão do meio ambiente pelos professores, em razão de que os mesmos são os principais interventores em sala de aula e, dessa forma, promover o uso de tecnologia social, pois o professor e o aluno com o auxílio da tecnologia social podem solucionar problemas socioambientais de sua comunidade ribeirinha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casos notificados de sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde da Família da Marambaia nos anos de 2021 a 2022(2022-11-23) SANTOS, Naldinei Diniz dos; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que quando adquirida durante a gestação, pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo, nos ossos e neurológico. No Brasil desde de 2005, aumentaram os casos de sífilis gestantes e congênitas, o qual demonstrar a urgência em um sistema de prevenção e controle desses indicadores. Neste contexto, o estudo objetiva investigar os números de casos de Sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde Família da Marambaia - ESF, no período de 2021 e 2022, assim como traçar um perfil dessa população. A pesquisa ocorreu no município de Curralinho no período de setembro a outubro 2022 a coleta de dados ocorreu através das fichas e prontuários de pacientes da Unidade de Saúde Estratégia da Saúde da Família da Marambaia. Foram analisadas 07 pacientes grávidas diagnosticadas com sífilis, sendo registrado 01 caso em 2021 e 06 em 2022, representando um aumento significativo próximo de 86%. Com relação ao perfil são todas pardas, com idade entre 15 a 29 anos, maioria estudantes com ensino médio incompleto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Retorno ao presencial: uma análise comportamental dos discentes do Polo Universitário de Oeiras do Pará em relação às orientações de biossegurança da UFPA(2022-12-20) COELHO, Izabel Nogueira; GONÇALVES, Andrey Felipe Gomes; http://lattes.cnpq.br/3102936405448803O retorno ao ensino presencial impôs mudanças sobre a dinâmica dentro das universidades, estabelecendo novas regras para o convívio e uso do espaço público. A Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Coronavírus elaborou orientações de biossegurança para uso dos espaços institucionais, com intuito de prevenir, ou reduzir ao máximo possível o contágio no âmbito acadêmico. Neste sentido, em tempos de pandemia, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quer-se investigar e discutir se os alunos do Polo Universitário de Oeiras do Pará – Campus/Cametá estão seguindo às orientações de biossegurança. As informações que nortearam o trabalho foram realizadas através de pesquisas via internet por meio do aplicativo denominado Google forms, e os dados foram analisados levando em consideração critérios qualitativos para melhor compreensão de como os discentes se comportaram neste cenário epidemiológico no período de aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais(2021-06-17) SILVA, Werlen; SILVA E SILVA, Franciane da; http://lattes.cnpq.br/3584784027082635; https://orcid.org/0000-0003-1571-8296O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência das fake news sobre a vacinação da covid-19 nos estudantes da UFPA - Campus Cametá(2023-10-19) NUNES, Vinicius Augusto Siqueira; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203Este estudo explana a influência das Fakes News sobre a vacina que combate a Covid-19 nos estudantes da UFPA – Campus Cametá. As tecnologias de comunicação e informação favoreceram de maneira direta a expansão de conteúdos fraudulentos sobre a vacina da covid 19, que afetaram o andamento da imunização de alguns indivíduos, acarretando problemas maiores para a sociedade. Assim, este estudo tem como objetivo discutir como a proliferação de Fake News afetou os programas de vacinação e qual a consequência dessa conduta para a saúde pública no município de Cametá/PA. A pesquisa tem como pergunta norteadora: de que forma as Fakes News sobre as vacinas da Covid-19 podem atrapalhar os programas de imunização no município de Cametá-PA? O estudo é de caráter exploratório-descritivo, quantitativo, com uso, nos seus procedimentos de aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 70 discentes, naturais dos municípios de Cametá, Baião, Limoeiro do Ajuru e Belém do Pará, e pertencem a sete cursos de graduação com ingresso de 2016 a 2022. Os resultados revelam que, com a propagação de notícias falsas sobre a vacina da COVID-19, as pessoas passaram a recusar o imunizante fazendo uso de procedimentos terapêuticos ou condutas preventivas inadequadas, que variaram desde o uso de chás caseiros até a administração da cloroquina/hidroxicloroquina, a azitromicina e a ivermectina.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: uma proposta de atividade investigativa em uma escola ribeirinha na Amazônia(2023-07-03) RODRIGUES, Vanessa do Carmo; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O aborda a temática da educação ambiental voltada para uma escola ribeirinha. O objetivo é propor uma atividade investigativa vinculada a problemática da gestão de resíduos sólidos afim de promover a conscientização ambiental. Metodologicamente a pesquisa foi de cunho quantitativo utilizado ao contar os números de respostas iguais e diferentes obtidas do questionário e qualitativo quando fiz o usa de questionário na pesquisa. Foi utilizado um questionário, a autoavaliação e a sequência didática. O desenvolvimento da sequência didática associada ao ensino investigativo e as demais metodologias presentes contribuíram de forma significativa para a abordagem do conteúdo de gestão de resíduos sólidos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os impactos socioambientais oriundos da extração mineral e do manejo em Barcarena-Pará(2023-11-18) LOBO, Tayla Emelin Wanzeler; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886Neste estudo, identificado como: Os impactos socioambientais oriundos da extração mineral e do manejo em Barcarena-Pará, na comunidade de São Sebastião de Burajuba, objetivamos apresentar os impactos gerados pela extração mineral e pelo manejo da bauxita nessa região, levantando pontos referentes as questões; socioeconômicos, ambientais e de saúde. O método adotado associa-se a uma pesquisa quanti qualitativa, incluindo entrevistas e questionários realizados com os moradores da localidade em questão, no qual permitiu analisar com maior profundidade as irregularidades da exploração e extração da bauxita, principalmente no que se refere a relevância da existência humana dos sujeitos da referida comunidade. Dentre as literaturas estudadas para essa pesquisa podemos destacar: Nunes (2005), Jesus, Santos e Freire (2016), Pers (2023), Hydro (2016), Nascimento e Hazeu (2015), Mota (2018), que reportam sobre temas como extração mineral, consequências pelo extrativismo na humanidade, etc. Portanto conclui-se que a extração e manejo da bauxita na localidade de Burajuba em Barcarena, gerou uma série de problemas graves de saúde, como alergias, distúrbios gastrointestinais e até casos de câncer, todos atribuídos à contaminação da água e à gestão inadequada de elementos tóxicos resultantes do processamento da bauxita. Além de impacto significativo nas atividades agrícolas da comunidade, bem como a perturbação das tradições locais de caça e pesca devido às mudanças ambientais. Essas descobertas enfatizam a urgência de ações para mitigar esses impactos adversos, promovendo práticas sustentáveis na exploração de recursos naturais e incentivando o desenvolvimento consciente na região e em áreas semelhantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dengue: um estado da arte acerca dos aspectos epidemiológicos, ações preventivas e diagnóstico em trabalhos publicados nos anos 2018-2021(2023-06-28) RODRIGUES, Rosely do Socorro dos Santos; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886Pelo presente artigo traz-se analises oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados da Capes, cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas concernentes aos aspectos transdisciplinares envoltos na arbovirose dengue. Para tanto tem-se enquanto objetivo geral: Realizar um mapeamento no banco de dados da CAPES identificando trabalhados publicados entre os anos 2020 a 2021 acerca da dengue, para tanto, identificando as interrelações entre as pesquisas realizadas e o campo educacional. Enquanto que os objetivos específicos enveredam por: a) analisar os trabalhos encontrados, verificando as categorias: ações preventivas, sintomas e diagnósticos; b) compreender a base epistêmica sobre a qual tais produções firmam seus discursos sobre a arbovirose e c) investigar de que forma os estudos acerca da dengue estão interligados com o campo educacional. Tal levantamento deu visibilidade a 10 (dez) produções que de modo geral pontuam questões referentes aos aspectos epidemiológicos, sintomatologia e diagnóstico, perpassando ainda pelo viés socioeducativo proposto pelas ações preventivas. A partir das análises realizadas contextualiza-se que a dengue constitui-se enquanto um sério problema de saúde pública, associado a diferentes contextos de análises, tais como: fatores ambientais, questões de saneamento, educação ambiental, dentre outras, e justamente por isso a análise desta arbovirose necessita partir de uma perspectiva transdisciplinar3 , dialogando com diversas áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração entre escola e família no componente curricular de ciências: práticas pedagógicas desenvolvidas no 6º ano da escola básica no município de Cametá-PA(2022) CARDOSO, Rodrigo de Oliveira; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0272013984221618O presente trabalho apresenta uma investigação e reflexão sobre a Integração entre Escola e Família na Disciplina de Ciências: Práticas Pedagógicas desenvolvidas no 6º Ano da Escola Básica no Município de Cametá-PA, a partir do entendimento sobre a importância das famílias para o desenvolvimento educacional e escolar das crianças e da integração das famílias com a escola para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dentro da sala de aula, busca-se compreender como a escola básica vem desenvolvendo práticas pedagógicas integradoras com as famílias de seus alunos objetivando a resolução de problemas de dificuldades de aprendizagem enfrentados durante vida escolar, visando o entendimento de como as relações familiares desenvolvidas de maneira conturbada podem estar relacionadas a essas dificuldades dos alunos. a pesquisa desenvolveu se no município de Cametá-Pa, na EMEF Professora Maria Nadir Filgueira Valente através de uma conversa com a gestão e docência da escola, sendo a mesma orientada por entrevista semiestruturada, seguindo como apoio literaturas que versam sobre os temas da importância das famílias nos processos educativos e escolares, dificuldades de aprendizagem, relações entre família e escola. Buscou-se, assim com a pesquisa, contribuir de maneira significativa para os processos de ensino e aprendizagem, mostrando a importância da participação das famílias na vida social e escolar das crianças, o que se provou através dos resultados ser um fator preponderante para o desenvolvimento dos alunos dentro da escola, ajudando na superação das dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)(2022-12-21) PANTOJA NETO, Pedro Viana; GUERRA FUENTES, Ricardo Arturo; http://lattes.cnpq.br/8613278652596590; https://orcid.org/0000-0002-8744-4127; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953A tecnologia da informação e comunicação estabeleceu-se efetivamente a partir da criação de novos produtos que auxiliam cada vez mais o cotidiano do cidadão. Cada vez mais, por meios tecnológicos na forma de smartphones as pessoas fazem uso de soluções baseadas em software como ferramentas alternativas para auxiliar em seu dia a dia. No contexto do ensino, a junção de tais ferramentas com a aplicação de conceitos de gameficação é um caminho alternativo para possibilitar a melhoria da qualidade do ensino e por consequência na aprendizagem de jovens. Pensando nisso, criou-se um aplicativo que visa ensinar química de maneira virtual, isto é, demais apresentando elementos que constituem um laboratório real, para isso neste trabalho é apresentado o software LabQuins para Android. Para validar a capacidade do software como ferramenta de suporte ao ensino, este foi submetido ao uso por parte de alunos do ensino superior. Os resultados indicam que o LabQuins pode funcionar como ferramenta de suporte ao ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação nas aulas de ciências no ensino fundamental maior no município de Cametá(2023-06-30) BAIA, Maria de Nazaré da Rocha; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802O ensino de Ciências assume atualmente um papel cada vez mais relevante para a sociedade, com isso cabe as escolas realizarem reformulações necessárias na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a Ciência, despertando seu interesse e sua curiosidade. O presente trabalho intitulado como: A importância da experimentação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental Maior no Município de Cametá apresenta uma metodologia que uni a teoria com a prática corroborando assim com assimilação de conhecimento. O processo teórico metodológico se deu de duas formas: a priori fez-se um levantamento bibliográfico; utilizando algumas referências de autores como: CARL ROGERS (1972), PAULO FREIRE (1997), VYGOTSKY (2010), FUMAGALLI (1988), CHASSOT (2011), GIORDAN (1999), PCNS (1997), e em seguida foi realizada a pesquisa de campo, com uma intervenção e aplicação do questionário em uma turma do 6° ano com o intuito de analisar o que os alunos acham da utilização dessa metodologia nas aulas de ciências. Através das análises realizadas foi possível compreender que a utilização dos experimentos práticos contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, pois essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos ministrados na aula. O objetivo está pautado em demonstrar como os experimentos ajudam no processo de ensino. Por meio desse estudo, foi possível atestar que os experimentos podem colaborar para que os alunos tenham mais autonomia e criticidade. Esta pesquisa apresenta uma contribuição que são os experimentos, sendo este um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula pelos professores, uma vez que torna a aula mais interativa e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar para o ensino de ciências(2023-06-30) FURTADO, Jhennyfer Miranda; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802São cada vez mais crescentes as discussões acerca da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, considerando-se os avanços tecnológicos que emergem na sociedade. Logo, o uso destes recursos no âmbito educacional, torna-se indispensável quando analisadas as contribuições que podem trazer para um melhor processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem objetivo de verificar a importância da inclusão tecnológica como suporte nas aulas de ciências, enfatizando como os professores estão inserindo essa ferramenta de ensino em suas metodologias através do processo de intervenção na rede de ensino municipal de Cametá-PA, pelo uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação no ensino de ciências. O processo teórico metodológico se deu de duas formas; a priori fez se um levantamento bibliográfico; no qual, buscou-se algumas referências de autores como: PAULO FREIRE (2013), LIBÂNEO (1994), KENSKI (2007, 2012), BRASIL (1998), e posteriormente se realizou a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários com os alunos atuantes na rede Municipal de Cametá- PA, do ensino fundamental na aula de ciências. Portanto, nota-se o quanto o uso das TIC nas escolas colabora para o ensino e aprendizagem dos alunos, visando sempre a busca por novos conhecimentos. Este estudo apresenta contribuições para a ampliação do olhar sobre o uso das TIC como recuso na sala de aula, bem como ferramentas que motivam e geram uma aproximação entre docentes e discentes, transformando o ambiente escolar em um espaço interativo e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e destinação da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá(2023-12-22) GONÇALVES, Eliana Braga; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo "Diagnóstico e Destinação da Coleta de Resíduos Sólidos na Zona Urbana do Município de Cametá" aborda a otimização da gestão da coleta de resíduos sólidos na área urbana de Cametá, com ênfase na eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população. Como metodologia empregou uma abordagem qualitativa e se baseou em pesquisa bibliográfica e exploratória, visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como otimizar a gestão da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá, considerando a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população? Assim como realizar um diagnóstico da infraestrutura, logística e práticas existentes na coleta de resíduos sólidos na zona urbana de Cametá, identificando áreas com deficiências e oportunidades de otimização; investigar alternativas para a destinação final dos resíduos sólidos coletados, levando em consideração critérios ambientais, de saúde pública e econômicos, identificar alternativas sustentáveis e viáveis para aprimorar a gestão da coleta de resíduos sólidos, incluindo a identificação de áreas prioritárias para melhoria, otimização de rotas de coleta e envolvimento da comunidade. Os resultados do estudo mostram que a inoperância na gestão da coleta de resíduos sólidos, pode resultar em diversos problemas para a população e o meio ambiente, isso inclui a contaminação do solo e da água, bem como a emissão de odores desagradáveis. Além disso, os resíduos não gerenciados frequentemente atraem pragas e vetores de doenças, agravando a poluição. Nesta direção conclui-se que para otimizar a gestão de resíduos sólidos com base na sustentabilidade e qualidade de vida da população, é essencial adotar abordagens integradas e estratégias inovadoras, como a implementação de programas educativos voltados para a conscientização da comunidade sobre a importância da separação adequada dos resíduos, associado a isso, é fundamental fortalecer sistemas de coleta seletiva, incentivando a participação ativa dos cidadãos. Somado a isto, a promoção da reciclagem deve ser ampliada, envolvendo parcerias público-privadas e a criação de centros de triagem eficientes. Além disso, estratégias de redução na fonte, como o estímulo à reutilização e à produção consciente, são essenciais para minimizar o volume de resíduos gerados. Investir em tecnologias sustentáveis para o tratamento e destinação final dos resíduos, como a compostagem e a produção de energia a partir do lixo, contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a melhoria da qualidade de vida da população. Essas ações devem ser acompanhadas por políticas públicas eficazes, envolvendo a participação ativa de governos locais, empresas e sociedade civil, visando alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Assembleia de aves registradas em armadilhas fotográficas na flona de Caxiuanã(2024-07-07) CARDOSO, Douglas Nascimento; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo tem como objetivo determinar as espécies de aves registradas a partir de armadilhas fotográficas na Floresta Nacional de Caxiuanã, uma vez que estudos da avifauna da Amazônia são de suma importância para entender sua diversidade, podendo ser base para estudos posteriores. O estudo foi desenvolvido com base em dados coletados no período entre 2010 e 2017, fornecidos a partir da captura pelas armadilhas fotográficas. Foram feitas 1242 detecções de aves, em que foram identificadas 7 ordens, 7 famílias, 11 Gêneros e 14 espécies. As câmeras como método para a coleta de dados se mostraram importantes ferramentas no monitoramento de algumas comunidades de aves terrestres, em que se destacou maior abundância no registro de guildas de aves Frugívora e Onívoro de serrapilheira e sub-bosque. Houve diferença na composição das aves em relação as duas margens do Rio Caxiuanã, a diferença no registro pode ter interferência do rio na distribuição das aves.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Conhecimento popular e o uso de plantas medicinais: narrativas de idosos moradores do bairro da Primavera, em Cametá - PA(2023-06-28) SILVA, Débora Reis da; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886O presente estudo objetiva entender a partir do grupo de idosos selecionado, de que forma o uso de plantas medicinais está relacionado com o conhecimento popular e com a história de formação do Bairro Primavera, em Cametá-Pará. A pesquisa encontra-se ancorada nos estudos de: Gama (2006), Loya et al (2009), Monteiro e Bradelli (20017), dentre outros que nos permitem entender que o uso das plantas medicinais. Trata-se de uma prática antiga, repassada às gerações pelos mais velhos e encontra-se fortemente ligada aos saberes de cunho popular. Por sua vez, os dados empíricos foram construídos por meio de uma pesquisa qualitativa alicerçada nos pressupostos teóricos da História Oral, realizada com 06 (seis) moradores do Bairro em questão. A partir das narrativas dos entrevistados contextualiza-se que o Bairro Primavera possui uma história de construção ligada a utilização das plantas medicinais e isto encontra-se vivificado nos saberes dos idosos com quem dialogamos, de igual modo, considera-se que ao relembrar o uso das plantas medicinais na atualidade os idosos interagem com as suas memórias coletivas compartilhadas com os outrem com quem mantiveram convívio e relações sociais, e ainda reverberam conhecimentos de cunho popular que perpassarão às gerações futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de plantas medicinais em uma comunidade rural do Baixo Tocantins(2023-06-17) LISBOA, Arlete Lopes; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O estudo objetivou realizar um levantamento etnobotânico sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais na comunidade de Inacha (Nossa Senhora de Nazaré) na zona rural do Baixo Tocantins. Realizamos uma pesquisa quantitativa, sendo usado como instrumento de investigação um questionário contendo 14 perguntas de múltipla escolha direcionado ao chefe de família. O perfil do chefe de família da comunidade é de 94% do sexo feminino e 6% do sexo masculino. Todos afirmaram fazer uso das plantas medicinais para fins curativos e apenas 3% não possuem as mesmas em suas casas. Foram citadas 73 espécies diferentes, tendo como destaque a família Lamiaceae com 35% e como planta mais citada e também mais usada pelos entrevistados estão o boldo (Plectranthus barbatus Andr; Lamiaceae) com 27% seguido da babosa (Alloe vera L. Burm. f; Liliaceae) citada 22%. Durante a pesquisa evidenciou-se que a comunidade tem vasto conhecimento em relação as plantas medicinais e fazem uso destas como primeiras opções aos cuidados básicos com a saúde. O meio pelo qual as informações sobre o uso das plantas são transmitidas ocorre principalmente pela cultura familiar de forma oral sendo passado de geração em geração entre os membros das famílias da comunidade.