Quadrinhos e revolução: análise da abordagem da independência do Haiti nos livros didáticos de História da escola Luiz Nunes Direito e proposição de novas abordagens com HQs

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

18-11-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUSA, Jawilton Mateus de Nazaré. Quadrinho e revolução: análise da abordagem da independência do Haiti nos livros didáticos de História da escola Luiz Nunes Direito e proposição de novas abordagens com HQs. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2025. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Faculdade de História, Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/7977. Acesso em:.
Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Revolução Haitiana nos livros didáticos de História, destacando sua relevância, e propor uma metodologia criativa para o ensino dessa temática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). A pesquisa será centrada na análise dos livros da coleção Araribá Mais, destinados aos alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. O estudo será dividido em quatro etapas: 1) contextualização da Revolução Haitiana e sua importância historiográfica; 2) análise crítica dos livros didáticos da Editora Moderna voltados para os sétimo e oitavo anos; 3) discussão sobre o uso das HQs como ferramenta pedagógica no ensino de História; e 4) desenvolvimento e aplicação de uma proposta metodológica que incorpore as HQs no ensino da Revolução Haitiana, utilizando a obra "A Revolução que deu origem ao Haiti", de Laurent Dubois. Desta forma, almeja-se cooperar para o aperfeiçoamento no tratamento da Revolução Haitiana nos materiais educacionais e disponibilizar uma alternativa didático-pedagógica e eficiente através da aplicabilidade das HQs no aprendizado desse evento histórico.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI