Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7335
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Issue Date: | 28-Nov-2023 |
Title: | Proposta de uma sequência de atividades do Desmos para o ensino de função afim |
Creator: | FARIAS, Ewerton Fanuel da Silva |
First advisor: | SILVA, Valdelírio da Silva e |
Citation: | FARIAS, Ewerton Fanuel da Silva. Proposta de uma sequência de atividades do Desmos para o ensino de função afim. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7335. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho mostra uma sequência de atividades do Desmos para o ensino de função afim, com ênfase em oferecer aos estudantes um conhecimento robusto dos princípios vin culados a esse conteúdo, ao mesmo tempo em que aprimoram suas aptidões para resolver problemas e fortalecer a capacidade de pensar criticamente. São expostos os conceitos gerais de função afim, e em seguida as atividades em ordem crescente de exigências de conhecimento, com a maioria delas interativas, dispondo para, o que achamos ser, aprendizagem mais signi ficativa que de métodos tradicionais; pelo simples fato de agrupar em pouco espaço, tópicos diversos do assunto, e contemplando competências e habilidades contidas na BNCC para o ensino de matemática. |
Abstract: | The present text shows a sequence of Desmos activities for teaching affine function, with an emphasis on offering students a robust knowledge of the principles linked to this content, while improving their skills to solve problems and strengthen their ability to think critically. The general concepts of this functions are exposed, and then the activities in ascending order of knowledge requirements, with most of them interactive, providing for, what we think is, more meaningful learning than traditional methods; for the simple fact of grouping in a small space, different topics of the subject, and contemplating skills and abilities contained in the BNCC for teaching mathematics. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Função afim Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação e comunicação Affine function Mathematics - Study and teaching Digital information and communication technologies |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PropostaSequenciaAtividades.pdf | 4,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License