Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária

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16-12-2022

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CHAVES, Amanda da Costa. Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6248. Acesso em:.
O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com