Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana

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26-10-2022

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SOUSA, Marcela Pereira Garcia de. Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana. Orientador: Lênio Fernandes Levy. 2022. 37 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6170. Acesso em:.
A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano.

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