Proposta de ensino de números inteiros com o uso de jogos para o 7º ano fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

03-03-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Kellem Cyntya de Matos. Proposta de ensino de números inteiros com o uso de jogos para o 7º ano fundamental. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6163. Acesso em:.
O trabalho aborda a metodologia de jogos no processo de ensino e aprendizagem, com objetivo de compreender os efeitos do uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de números inteiros em turmas do 7º ano fundamental. A metodologia de coleta de dados foi subdividida em dois momentos: levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem em turmas do sétimo ano e elaboração de uma proposta de atividade para a ser aplicada sala de aula que possa auxiliar o docente no trabalho com as quatro operações básicas da matemática adição subtração, multiplicação e divisão. Compreende-se que intervenções didáticas com o uso de jogos, apresentam possibilidades da construção de outras alternativas pedagógica, mais leves, prazerosas, focadas na interação social e instigantes da curiosidade e problematização. Com este estudo foi possível constatar que, para o trabalho com números inteiros, o uso de jogos e materiais manipuláveis possibilita a criação de diferentes alternativas didáticas capazes de auxiliar no trabalho docente e promover a aprendizagem.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com