Comparação do transtorno de ansiedade generalizada, consumo alimentar e estado nutricional entre discentes matriculados em períodos finais e iniciais de cursos da área da saúde de uma universidade de Belém, Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2020

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MARTINS, Marcus Thadeu Diniz. Comparação do transtorno de ansiedade generalizada, consumo alimentar e estado nutricional entre discentes matriculados em períodos finais e iniciais de cursos da área da saúde de uma universidade de Belém, Pará. Orientadora: Liliane Maria Messias Machado. 2020. 72 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5958. Acesso em:.
O objetivo deste estudo foi comparar parâmetros comportamentais, transtorno de ansiedade generalizado, estado nutricional e consumo alimentar de universitários iniciantes e concluintes de cursos da área da saúde de uma universidade em Belém PA. Trata­se de estudo transversal com amostragem não probabilística por conveniência de discentes, de ambos os sexos, ingressantes e concluintes de todos os cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal do Pará, dispostos a responder ao questionário online da pesquisa. Foram avaliados aspectos sociais, econômico, demográfico, assim como o índice de massa corporal, o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, prática de atividade física, consumo alimentar e transtorno de ansiedade generalizada, entre ingressantes e concluintes dos cursos de graduação da área da saúde. Foi feita estatística descritiva dos dados, assim como os testes de Qui­quadrado, Mann­Whitney e análise de regressão logística binária, todas com alfa à 5%. Dentre os achados, verificou­se que concluintes tiveram 6,3 vezes mais chances de consumirem bebidas alcoólicas (p=0,000), e 1,3 vezes mais chances de ingerirem alimentos ultraprocessados (p=0,047) do que os ingressantes nos cursos de graduação avaliados. Para as demais variáveis, não houve diferença estatística significativa. Portanto, pode­se verificar que discentes concluintes dos cursos da área de saúde tiveram mais chances de consumir bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados, em comparação aos ingressantes.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br

Aparece na Coleção