O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990)

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28-06-2023

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ARAÚJO, Henrique Oliveira. O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990). Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2023. 18 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5946. Acesso em:.
O presente artigo integra uma pesquisa realizada por meio do grupo de pesquisa de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense, no ano de 2019 a 2022 e problematiza o atendimento educacional destinado à Primeira Infância no município de Abaetetuba, no período de 1970 a 1990. A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional da primeira infância no município, tendo em vista a criação de um espaço que passou por diferentes identificações até ser institucionalizada como escola. Deste modo, a pesquisa foi demarcada entre 1970, quando foram implantados os Casulos, a 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) lei 8.069/90. A pesquisa tem cunho qualitativo e usa fontes documentais e narrativas orais para a produção de dados, assim como bibliográfica. Neste sentido, busca-se interpretar, por meio de análise das fontes impressas e memórias preservadas de pessoas que estiveram inseridas no contexto e que contribuíram para o entendimento do processo de identificação do espaço que foi chamado de Jardim de Infância, passando para Casulo até ser chamada de Escola Municipal de Ensino Infantil Nair Lima. Para dar embasamento teórico utilizamos autores que colaboram nos campos do uso da memória como a história educação infantil, da infância e das instituições, tais como Nora (1993), Ferreira (1979), Freitas (2003), Veiga (2005), entre outros. Os resultados dessa investigação apontam que no período entre 1970 a 1990, o atendimento da criança da educação infantil foi marcado pelo assistencialismo organizado pela Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), por meio do Projeto Casulo, caracterizado como uma educação compensatória e com foco em discussões sobre saúde e higiene, ao invés de educacional, até pelo menos a década de 1990.

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