Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

13-07-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA FILHO, Lélio Barbosa da. Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2023. 37 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5881. Acesso em:.
Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI