A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-05-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LIMA, Lucas Silva de. A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2023. 22 f. Trabalho de Curso – Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5783. Acesso em: .
O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escala pitagórica; materiais pedagógicos como: dominó musical, bingo musical e materiais para ligar, relacionada a turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Usando estudos de autores como Campos (2009), Miritz (2015), Tressino e Malaquias (2016), Almeida (2018) e Silva (2019), o estudo consiste no levantamento de literatura acerca da relação entre matemática e a música, em seguida as análises dos resultados obtidos por estes autores em seus experimentos. Tendo em vista melhorar o processo de ensino e aprendizagem de frações e discorrer sobre contribuições para o ensino por meio de métodos que possibilitem o desenvolvimento deste processo de forma prática e lúdica, como a atividade usando o monocórdio que leva o aluno à medir a corda ver a relação das duas áreas, e atividades como bingo musical e dominó fracionário que leva o discente a efetuar operações matemáticas e relacionar as figuras musicais, numa perspectiva de proporcionar algo significativo e motivador aos alunos, usando a teoria matemática com prática musical.

Fonte

Fonte URI