Análise de prova de carga dinâmica de pontes rodoviárias a partir da NBR 15307: um manual de aplicação do sistema de medição de acelerações GMS Plus da Geosig em associação com o software Artemis Modal

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16-12-2022

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Dynamic load test analysis of road bridges from NBR 15307: an application manual of Geosig's GMS Plus acceleration measurement system in association with Artemis Modal software.

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JASTES, Gabriel dos Santos; MATOS, Maria Letícia Bonneterre de. Análise de prova de carga dinâmica de pontes rodoviárias a partir da nbr 15307: um manual de aplicação do sistema de medição de acelerações GMS plus da GEOSIG em associação com o software Artemis modal. Orientador: Plínio Glauber Carvalho. dos Prazeres. 2022. 92 f. 2022Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5773 . Acesso em:.
A importância das pontes rodoviárias e a constante necessidade da sua disponibilidade para que não haja interrupções no tráfego de pessoas e cargas, faz com que seja necessário o conhecimento da sua integridade estrutural e d e sua confiábilidade. Este trabalho apresenta uma análise do ensaio de prova de carga dinâmica em pontes rodoviárias, seguindo os critérios da NBR 15307/2006, tendo como objetivo a descrição detalhada da realização deste ensaio,efetuando uma pesquisa exploratória do tema, o estudo da elaboração do plano de instrumentação da ponte, o estudo da análise modal operacional, a modelagem numérica para obtenção dos parâmetros modais da ponte e a análise quantitativa e qualitativa dos resultados da análise modal operacional realizada por meio dos dados de um ensaio de prova de carga dinâmica em uma ponte rodoviária de concreto analisada pelo grupo NICAE - Grupo de Instrumentação e Computação Aplicada à Engenharia da Universidade Federal do Pará. Dentro do estudo, quanto à modelagem numérica, foi possível prever parâmetros da estrutura como frequências naturais e os seis primeiros modos de vibração da estrutura. Além disso, a partir dos resultados da instrumentação da ponte realizada pelo NICAE, fez-se a análise modal a qual permitiu a obtenção dos parâmetros correspondentes à ponte de forma experimental e, assim, a compatibilização do modelo numérico. De posse dos resultados encontrados, foi possível analisar o estado de conservação da ponte, bem como sua integridade seguindo as orientações da nora. Além disso, n otou-se a necessidade de atualização da norma vigente de forma a torná-la mais completa e detalhada, haja vista o caráter demais generalista e simplista da norma atua

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