Testimonial content and childhood in Number the Stars by Lois Lowry.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

06-12-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Josiele Maria Nascimento e. Testimonial content and childhood in Number the Stars by Lois Lowry. Orientadora: Ana Lilia Carvalho Rocha. 2022. 15 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura em Letras Língua Inglesa) – Faculdade de Línguas Estrangeiras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5660. Acesso em:.
Este trabalho busca analisar a obra “Number the Stars” (1989) através da ótica da memória e do teor testemunhal. A obra apresenta a vivência de uma garota sobrevivente da Segunda Guerra Mundial com fatos presenciados por uma família alemã que vivia na Dinamarca e passa a lidar com a presença dos nazistas. Como base teórica desta análise, recorremos a autores como Seligmann Silva (2002) que aborda o testemunho, memória e o teor testemunhal, Vilela (2012) que analisa as articulações do testemunho como forma de significação e sentido, Salgueiro (2012) que analisa as vertentes e tipos de testemunho .Esta análise se beneficiará dos estudos de Don Latham (2002) com artigo intitulado Childhood under siege: Lois Lowry 's Number the stars and The Giver, o qual evidencia os diferentes tipos de infância de acordo com cada sociedade ou contexto histórico. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do teor testemunhal como uma forma literária como resistência, além de analisar a presença da infância na obra de acordo com a perspectiva da autora. Este trabalho é fruto das orientações recebidas no projeto de pesquisa de iniciação científica CRENAC – Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas – coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha, do qual fiz parte como bolsista pela FAPESP “Fundação de Apoio a Pesquisa no Pará”

Fonte

Fonte URI