O impacto de uma ou mais infecções oportunistas no estado nutricional de pacientes com HIV internados em um hospital universitário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

TRINDADE, Jacielen Soares; MACHADO, Paula Mikaelly Pinheiro. O impacto de uma ou mais infecções oportunistas no estado nutricional de pacientes com HIV internados em um hospital universitário. Orientadora: Rozinéia de Nazaré Alberto Miranda. 2021. 55 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Nutrição)-Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5489. Acesso em:.
Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é o responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS), estágio avançado da doença. No qual, ocorre a degeneração de Linfócitos T CD4+, aumentando assim, a frequência de doenças oportunistas. Objetivo: Avaliar o impacto de uma ou mais doenças oportunistas no estado nutricional de pacientes com HIV internados em um hospital universitário. Métodos: Estudo transversal, prospectivo, realizado em um hospital universitário. Foi aplicado um protocolo de pesquisa afim de conhecer os dados sociodemográficos, sintomas clínicos, dados antropométricos e presença de doenças oportunistas. Resultados: Na amostra houve prevalência de 56,01% do sexo feminino, sendo 51% na faixa etária de 25 a 39 anos, 70,7% dos pacientes declararam ter um companheiro. Dentre os sintomas clínicos, boca seca obteve maior predominância (56%). A desnutrição se mostrou mais prevalente em todas as variáveis antropométricas, entretanto, ao correlacioná-los com as doenças oportunistas não foi possível observar significância estatística. Quanto às doenças oportunistas, a Tuberculose Pulmonar foi a mais recorrente (32,4%), isoladamente (12,95%) ou associada (19,45%). Conclusão: Torna-se imprescindível o monitoramento nutricional de forma precoce, visto que a desnutrição foi achado de maior relevancia, visando o restabelecimento do estado nutricional dos pacientes infectados pelo HIV.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br

Aparece na Coleção