Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em uma escola do campo na Transamazônica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-01-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Alanne Rainer Rosa. Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em uma escola do campo na Transamazônica. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2023. 36 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5483. Acesso em:.
O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Pará. A pesquisa teve como fundamentação teórica pressupostos dos Estudos de Letramento (Soares 2022; Kleiman 2005; Street 2001). A metodologia utilizada envolveu pesquisa de campo com entrevistas e realização de um experimento pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa, cujos resultados compõem a base empírica deste trabalho. Os resultados da pesquisa demostram que o ensino de Português alicerçado na perspectiva do letramento crítico potencializa a aprendizagem e contribui positivamente para formação cidadã dos alunos.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br