Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

25-11-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CONCEIÇÃO, Samantha Costa. Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira. Orientadora: Roseane Rabelo Souza Farias. 2022. 32 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5417. Acesso em:.
Este trabalho tem como objeto de estudo as experiências de escolarização de alunos com deficiência em uma Instituição de Educação Superior. E tem como objetivo identificar e analisar as trajetórias de escolarização de alunos com deficiência que ingressaram nos cursos de graduação, no qual a questão central da problemática é: Como a experiência da deficiência marca a trajetória de escolarização no ensino superior? Em decorrência disso, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. E para dar centralidade às experiências dos discentes optou-se pela utilização de questionário. Dessa forma, a pesquisa revela que a trajetória acadêmica é singular para cada sujeito. E de um modo geral, a Universidade Federal do Pará do campus de Altamira tem procurado contribuir no desempenho da inclusão, porém precisa melhorar bastante e driblar as barreiras que ainda acontecem, cientes de que para se construir uma cultura de acessibilidade é fundamental pensar no acesso, na acessibilidade, na aprendizagem e na permanência.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br