Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5363
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 27-Dec-2022 |
Title: | Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
Creator: | MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo |
First advisor: | CUNHA, Débora Alfaia da |
Citation: | MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo. Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363. Acesso em:. |
Resumo: | O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Educação inclusiva Creche Crianças deficientes |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_InclusaoCriancasDeficiencia.pdf | 288,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License