Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5363
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 27-Dec-2022
Title: Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
Creator: MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo
First advisor: CUNHA, Débora Alfaia da
Citation: MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo. Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363. Acesso em:.
Resumo: O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação inclusiva
Creche
Crianças deficientes
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InclusaoCriancasDeficiencia.pdf288,2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons