O lúdico na educação infantil: território singular dos processos de aprendizados

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22-12-2022

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OLIVEIRA, Fábia Cristina Albuquerque de. O lúdico na educação infantil: território singular dos processos de aprendizados. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5325. Acesso em:.
O objetivo deste trabalho constitui-se em investigar o lúdico enquanto território singular dos processos de ensinar e aprender na educação infantil, como elemento potencializador do desenvolvimento da criança. O termo ludicidade neste estudo se encontra associada a jogos, brincadeiras, brinquedos presente na infância. O tema tem se tornado cada vez mais presente nas discussões. Por conta disso, com base no percurso metodológico adotado, este artigo reuniu informações relevantes acerca do assunto e para isto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão da literatura fundamentada em estudiosos como Vygotsky, Kishimoto, dentre outros. Os resultados apontam que o lúdico, o jogo, o brincar, quando presentes efetivamente na Educação Infantil, impulsionam a imaginação, a criatividade, a autonomia, a socialização e o interesse da criança, favorecendo o desenvolvimento de princípios, valores ligados a solidariedade, a partilha, empatia, contribuindo para uma formação emancipadora de crianças, capazes de ter autonomia na forma de pensar, de compreender, de dialogar frente ao complexo mundo ao seu redor.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com