Dislexia: um olhar neuropedagógico na educação infantil

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22-12-2022

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SILVA, Thaís dos Santos. Dislexia: um olhar neuropedagógico na educação infantil. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5323. Acesso em:.
O presente artigo faz uma reflexão sobre a importância da neuroeducação para a prática pedagógica do educador. O objetivo é mostrar que os estudos acerca do funcionamento do cérebro desenvolvidos pela neurociência têm contribuído de forma significativa para um olhar neuropedagógico do profissional da educação infantil que trabalha com alunos e alunas disléxicos/as nas escolas públicas. Para tal, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica através do levantamento de textos sobre o tema em estudo e análise dos conceitos. Dentre os referenciais teóricos tem-se com principais: Consenza e Guerra (2011); Guerra (2011); Lima (2011); Pantano e Zorzi (2009); Silva e Morino (2012); Teles (2004): a partir das concepções dos autores foram obtidas consideráveis informações que permitiram a compreensão da relação entre neurociência e educação, o que reafirma a necessidade do professor no século XXI ter um olhar neuropedagógico ao lidar com crianças disléxicas. Conclui-se apresentando algumas sugestões no sentido de ampliar o estudo da neuroeducação nos cursos de formação de professores, para que isso se traduza em novas propostas metodológicas de maneira a facilitar o processo de inclusão da aprendizagem de alunos e alunas com dislexia.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com