A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior

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18-11-2022

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LIMA, Stephany Pereira. A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2022. 31 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5289. Acesso em:.
Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.

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