Teatro - educação: uma vivência artística e didática na brinquedoteca da EAUFPA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-03-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MELO, Faye Cristina Celeiro. Teatro - educação: uma vivência artística e didática na brinquedoteca da EAUFPA. Orientadora:. 2021. 45 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5156. Acesso em:
O presente trabalho pretende descrever uma vivência artística e didática desenvolvida na escola de aplicação da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém/PA, no ano de 2017, durante o estágio supervisionado (Prática de Ensino do Teatro I, da Licenciatura em Teatro da ETDUFPA), na sala da brinquedoteca, espaço onde se encontram elementos lúdicos e pedagógicos para atender as turmas do PRÉ I e PRÉ II da educação infantil (crianças na faixa etária de 4 a 5 anos) no turno da manhã. A sala tornou-se palco de apresentações, teatro, lendas folclóricas paraenses, artesanato, literatura, música, dança e brinquedos. No espaço onde foram realizadas as atividades descobriu-se novas formas de aprendizado do cotidiano escolar,utilizou-se de recursos como, recorte de texto, encenação teatral, indumentárias e o texto do estatuto da criança e do adolescente - ECA. Como resultado constatou-se a efetiva participação das crianças que aprenderam sobre as lendas folclóricas junto com o art. 4º do ECA, demonstrando interesse e curiosidade, onde fizeram constantes indagações sobre os seus direitos e os personagens da vivência didática. Assim, percebemos que os elementos lúdicos de interação existentes no espaço aliados aos diversos brinquedos contribuem para a formação sociocultural das crianças.

Fonte

DRIVE

Fonte URI

Aparece na Coleção