A interação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula e a inclusão de alunos surdos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-08-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Erika de Oliveira; SIQUEIRA, Adrielly de Oliveira. A interação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula e a inclusão de alunos surdos. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2022. 51 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4990. Acesso em:.
Este trabalho trata sobre inclusão escolar, problematizando a relação pedagógico entre docentes e o interprete de Libras no processo de inclusão de alunos surdos. O objetivo geral é refletir sobre a relação pedagógica na sala de aula inclusiva. O referencial teórico contou com Quadros (2008), Gebarae Barros (2014), Lacerda (2020), Melo (2013) e outros. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio do estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu na Escola M.E.F. Dr. Anthodio Barbosa na cidade de Tomé-Açu, tendo como participantes um grupo de docentes e uma interprete de Libras. Na coleta de dados utilizamos a observação e a aplicação de questionários. Como resultado, a relação entre docentes e interprete de Libras ainda se dá de forma muito tímida, o que afeta o processo de inclusão dos alunos surdos; apesar das inúmeras mudanças na educação inclusiva, percebemos fragilidades nesse desse atendimento, especialmente quanto a formação docente inclusiva.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção