O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

09-12-2022

Coorientador(es)

RIBEIRO, Alcy Favacho Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

BARATA, Rosenilda Neves. O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA. Orientador: Daniel José Lima de Sousa. 2023. 40 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4921. Acesso em:.
Este projeto foi aplicado com o propósito de demonstrar como é possível usar recursos naturais, neste caso o solo e/ou argilas multicoloridas, para o ensino de ciências, abordando um tema transversal, para este o meio ambiente. O objetivo foi reaproveitar o solo/argilas como material alternativo para contextualizar processos de separação de misturas heterogêneas e abordagem ambiental com alunos do nono ano da Escola Hesketh Condurú, localizada em Curuçá, Pará através da reciclagem, reuso e tintas naturais. O trabalho foi realizado através de uma aula prática com o auxílio de uma maquete a fim de falar da formação do solo, seus horizontes, sua composição e apostila guia sobre o solo e à separação de misturas heterogêneas no processo da fabricação de tintas naturais, e na sequência, uma oficina com tintas naturais a base de solo/argilas com abordagem meio ambiente através da reciclagem e reuso. A pesquisa tem caráter descritivo com abordagem qualitativa, que registra e descreve os fatos observados sem interferências nos mesmos, para análise de resultados foi aplicado um questionário no final da oficina, além das falas registradas nas filmagens. Observou-se então que os alunos demonstraram interesse na aula prática, destacando assim para nós professores a importância de mudarmos a forma de ensinar, permitindo aos alunos a oportunidades de criar e relacionar seu dia a dia com temas curriculares, desta forma os resultados serão enriquecedores e satisfatórios.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI