Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-09-2014

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MACHADO, Juan Cleber. Estratégias de ensino no aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental. Orientadora:Darlene Teixeira Ferreira. 2014. 60 f. Trabalho de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4885 . Acesso em: .
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI