A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola

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05-07-2019

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AZEVEDO, Deivisson Moura. A educação escolar e a midia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2018. 98 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4803. Acesso em:.
O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula.

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