Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento

Citar como

MATOS, Thais do Socorro do Nascimento; MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; PORTILHO, Luana Coelho. Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento. In: ENCONTRO PARAENSE DE LICENCIATURAS, 2020, Bragança-PA. Resumo Expandido. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 04 f. Trabalho de Curso – Resumo Expandido (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4775. Acesso em:.
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental.

Fonte

Fonte URI