Investigação numérica do campo fluidodinâmico de configurações de jato instalado fortemente integradas com bocais serrilhados

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Data

01-09-2019

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Numeric investigation of a fluid dynamic field of highly integrated configurations for jet cases with chevron nozzles

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ROCHA, Roberto Thomé da Conceição. Investigação numérica do campo fluidodinâmico de configurações de jato instalado fortemente integradas com bocais serrilhados. Orientador: Leopoldo Pacheco Bastos. 2019. 76 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4611. Acesso em:.
O ruído aeronáutico é considerado o principal problema ambiental na aviação civil, pois afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidades dos grandes aeroportos. Os efeitos nocivos advindos dessa atividade antrópica, principalmente os relacionados a interferências no sono noturno, fazem com que aeroportos importantes tenham suas operações interrompidas durante a madrugada e dificultem a expansão do sistema de tráfego aéreo. Neste sentido, é importante desenvolver soluções eficazes que possam reduzir os níveis do ruído externo de aeronaves. Atualmente, as estratégias de mitigação convergem para sistemas propulsivos fortemente integrados às estruturas da aeronave visando maior eficiência aerodinâmica e níveis reduzidos de ruído. Desta forma, o presente trabalho conduz simulações numéricas empregando-se Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) via metodologia RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) para investigar o campo de escoamento proveniente de configurações de jato instalado em combinação com um bocal serrilhado (SMC006). As simulações foram conduzidas para as condições operacionais de Mach 0,5 e 0,9, considerando diferentes avanços de placa e distâncias verticais em relação aos escoamentos gerados, no intuito de reproduzir os efeitos de instalação ocorrendo devido à interação do jato de exaustão com a asa de uma aeronave moderna. Os resultados obtidos demonstraram que a estreita proximidade da superfície com o bocal serrilhado interfere de forma significativa sobre as características do escoamento, assim melhorando o entendimento a respeito dos fenômenos físicos ocorrendo em condições de jato fortemente integradas.

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