Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM/CAMTUC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de um plano de manutenção personalizado para uma locadora de veículos(2025-04-02) MODESTO, Juliedson e Silva; MOURA, Ronaldo Raposo de; http://lattes.cnpq.br/1697580317572447A manutenção automotiva é essencial para garantir o desempenho e a segurança dos veículos, englobando inspeções periódicas e reparos. Em um contexto empresarial, especialmente em empresas de locação de veículos para motoristas de aplicativo, a elaboração de um plano de manutenção se torna crucial devido ao uso intensivo e variado das condições de tráfego. A confiabilidade dos veículos utilizados em serviços como Uber e 99 está diretamente relacionada à implementação de um plano de manutenção eficaz, que impacta a disponibilidade da frota e a satisfação dos clientes. Este trabalho defende a necessidade de um plano de manutenção específico para a empresa LocaBel Locadora de Veículos e Serviços Ltda, visando atender as demandas dos clientes e garantir a segurança e a confiança nos veículos. Além disso, um plano bem estruturado pode reduzir custos operacionais e aumentar lucros ao minimizar falhas e paradas não planejadas. A pesquisa incluirá uma análise das práticas de manutenção atuais na empresa, identificando áreas de melhoria e propondo um plano customizado. As seções principais abordarão uma revisão bibliográfica sobre manutenção automotiva em contextos empresariais, um estudo de caso da empresa, a aplicação do método FMEA (Análise dos Modos e Efeitos de Falha) na elaboração do plano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo comparativo entre modelos estruturais para dispositivos de ancoragem submetidos a aumento significativo de carga(2025-04-03) SOUZA, Everton Viana de; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910Este trabalho apresenta um estudo técnico de modificação estrutural em um dispositivo de ancoragem originalmente projetado para suportar cargas máximas de até 300 kg, com o objetivo de elevá-lo à capacidade de 1 tonelada. A necessidade da modificação surgiu a partir de novas exigências operacionais em sistemas de contenção biológica, especialmente em atividades de descida na sucção de estruturas hidráulicas. O dispositivo original era composto por duas vigas do tipo perfil I, fabricadas em aço ASTM A36, e possuía uma mão francesa tubular que suportava o braço principal. Inicialmente, foi realizada uma análise estrutural utilizando o método dos elementos finitos (FEA), com base no critério de Von Mises, avaliando o desempenho da estrutura sob carga máxima concentrada. Os resultados indicaram tensões próximas ao limite de escoamento do material, sugerindo a necessidade de reforços. A modificação envolveu a substituição da mão francesa por uma viga do tipo perfil I, a ampliação dos olhais de ancoragem, a inclusão de uma viga perfil T na parte superior e reforços inferiores para redistribuição dos esforços. A nova configuração foi validada por meio de simulações adicionais em FEA, com carga distribuída entre dois pontos de ancoragem. Os resultados revelaram tensões de até 218,12 MPa e uma deformação total de 3,1656 mm, mantendo-se dentro dos limites admissíveis do material utilizado. Conclui-se que as modificações propostas são eficientes e seguras, com potencial de aplicação em sistemas sujeitos a solicitações similares, proporcionando maior confiabilidade operacional e segurança estrutural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo de caso da aplicação de inspeção sensitiva mecânica em uma indústria mineradora(2025-03-14) SIQUEIRA, Jordan Kauã de Oliveira; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864O funcionamento eficiente das máquinas é essencial para as indústrias, exigindo técnicas de manutenção para monitoramento e reparo. Este estudo analisou os impactos da implementação de inspeções sensitivas mecânicas no departamento de manutenção corretiva, em uma indústria de mineração. Utilizando a pesquisa-ação, foram realizados acompanhamentos e ajustes das inspeções. Também foram tratados e analisados dados das árvores de falhas a partir da implementação das inspeções. Os resultados destacam a redução da subjetividade nas atividades, diminuição de 67% nas falhas mecânicas e 79% no tempo de parada em equipamentos críticos, como bombas centrífugas. A análise da curva PF (Potential Failure Curve) demonstrou que a detecção precoce de anomalias evita aumentos exponenciais nos custos de manutenção. Conclui-se que inspeções sensitivas são essenciais para a confiabilidade operacional, recomendando-se sua ampliação e integração com tecnologias preditivas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Corrosão em ambientes refrigerados: análise de casos e seus impactos na indústria de alimentos(2025-03-21) SACRAMENTO, Bruno Silva; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864O objetivo deste estudo é investigar os impactos da corrosão em ambientes de baixa temperatura na indústria de alimentos, especialmente em frigoríficos. A pesquisa busca responder: como a corrosão afeta a operação industrial e quais materiais são mais adequados para minimizar seus efeitos? A metodologia incluiu revisão bibliográfica e estudo de caso em um frigorífico, com análise visual de equipamentos corroídos. Os resultados apontam que a umidade e substâncias químicas aceleram a corrosão, afetando a durabilidade dos equipamentos e a segurança alimentar. A adoção de materiais resistentes, inspeções regulares e novas técnicas de soldagem são essenciais para mitigar esses impactos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento de um pórtico para sistema de linha de vida móvel(2025-01-24) CATÃO, Paulo Henrique Corrêa; CATÃO, Pedro Henrique Corrêa; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620Este trabalho apresenta o dimensionamento de um pórtico giratório para sistema de linha de vida móvel, utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF) como ferramenta de análise estrutural. O objetivo principal foi avaliar a resistência mecânica e a viabilidade do pórtico para garantir a segurança de trabalhadores em altura, conforme as normas NR-35, NBR 16325-1 e NBR 16325-2. A estrutura foi modelada e analisada considerando as condições reais de uso, com foco na identificação de tensões, deformações e deslocamentos máximos. A análise incluiu a verificação da conformidade com os requisitos de segurança e resistência dos materiais utilizados, como aço ASTM A36 e A572, além de tubos conforme a NBR 8261:2010. Os resultados demonstraram que a estrutura atende aos critérios de segurança, com tensões abaixo dos limites admissíveis e deslocamentos dentro das faixas aceitáveis. O estudo também avaliou os elementos de fixação, como parafusos, e o contra peso, comprovando sua eficácia na estabilização do sistema. Conclui-se que o pórtico dimensionado é seguro e adequado para a atividade proposta, atendendo às normas técnicas e garantindo a integridade dos usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Utilização de vegetais típicos da amazônia para a produção de biolubrificantes e biocombustíveis: uma revisão bibliográfica das publicações nos últimos dez anos(2025-02-17) DIAS, Dewid Bruno da Silva; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864Este artigo analisa a utilização de vegetais da Amazônia na produção de biolubrificantes e biocombustíveis, destacando suas propriedades físico-químicas e o potencial sustentável em comparação aos óleos convencionais derivados do petróleo. A pesquisa teórica abrange plantas oleaginosas como andiroba, buriti, copaíba e castanha-do-pará, evidenciando vantagens como biodegradabilidade, estabilidade térmica e desempenho técnico. Embora apresentem benefícios ambientais significativos e oportunidades econômicas, desafios como a infraestrutura inadequada e os custos de produção ainda precisam ser superados. A exploração sustentável desses recursos é fundamental para garantir a preservação da biodiversidade amazônica, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado às demandas por alternativas renováveis.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Elaboração e implementação do Plano de Manutenção Operação e Controle - PMOC, no Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia - NDAE(2025-01-22) SILVA, Mikael Eduardo de Moura da; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; https://orcid.org/0000-0002-4410-4309O Plano de Manutenção, Operação e Controle o PMOC, é um documento estabelecido pela Lei N° 13.589, de janeiro de 2018, que visa a qualidade do ar em ambientes internos, preservando a saúde dos ocupantes e das edificações. Esse trabalho trata-se de um estudo de caso para verificar a elaboração e implementação do PMOC no Instituto de Pesquisa do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia o NDAE, localizada aos fundos da Universidade Federal do Pará-UFPA, polo CAMTUC, na cidade de Tucuruí no Pará, com foco na melhoria da qualidade do ar e o aumento da durabilidade de seus equipamentos ativos de climatização e a diminuição de particulados suspensos no ar, trazendo um ambiente mais seguro e saudável para os ocupantes. Em base aos dados levantados foi possível criar um PMOC para a instituição de pesquisa, a partir da quantificação e identificação dos equipamentos climatizadores, foi elaborado um modelo de manutenção preventiva que cumpri as necessidades da instituição. Diante isso, reforça a viabilidade e eficácia do PMOC em prolongar a vida útil desses ativos e reduzindo o tempo gasto não planejado de manutenção corretiva. Apesar das adversidades encontradas na elaboração desse documento tais como informações administrativas, o seu custo de elaboração e implementação foram satisfatórios pela instituição e é de extrema importância a continuidade desse plano para garantir e assegurar o cumprimento da Lei.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto e execução do curso de manutenção em motores a combustão na região do lago da UHT Tucuruí(2025-01-31) SANTOS, Robert Ryan Souza; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910No presente trabalho é apresentado uma avaliação sobre a importância da capacitação de profissionais para a manutenção de motores, os quais são amplamente utilizados em veículos, equipamentos e embarcações que transitam na Região do Lago de Tucuruí. Essa avaliação é fundamentada nos resultados obtidos pelo projeto de extensão intitulado "Curso de Manutenção em Motores de Combustão", realizado por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, no Campus de Tucuruí. Esse projeto é resultado da colaboração entre a universidade e a comunidade local, visando a longo prazo fornecer uma mão de obra qualificada para atender à demanda por empregos na região. Até o momento, o projeto já capacitou cerca de duzentos e sessenta pessoas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da comunidade local e para o aprimoramento da formação complementar dos estudantes do curso de engenharia mecânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modernização de um chute de transferência em uma mineradora de bauxita: uma abordagem via simulação DEM(2024-12-23) RIBEIRO JÚNIOR, José Armando Sousa; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662Este trabalho apresenta a modernização do projeto de um chute de transferência utilizado no manuseio de bauxita, com o objetivo de reduzir problemas como desgaste excessivo, desalinhamento do fluxo de material e frequência elevada de manutenções corretivas. Para tal, foram realizados ensaios experimentais para obtenção dos parâmetros de simulação, incluindo granulometria, ângulo de repouso e atrito material-parede, cujos resultados foram utilizados na calibração de um modelo numérico desenvolvido com o Método dos Elementos Discretos (DEM). A simulação permitiu identificar os pontos críticos no projeto atual e propor soluções, como alterações geométricas no chute e inclusão de defletores. Os resultados obtidos mostraram melhorias, como a redução de 6,1% nos esforços normais aplicados à correia transportadora, redução de 23,3% nos esforços cisalhantes e uma redução no desalinhamento da correia de 15,9% para 1,1% com a inclusão da defletora, além de um alinhamento adequado do fluxo de material. Conclui-se que a aplicação da simulação DEM é uma ferramenta eficaz para otimização de equipamentos, trazendo ganhos operacionais e econômicos para a indústria de mineração.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância dos indicadores de processo AMS e AMC na gestão de manutenção(2025-01-10) CASTRO, Evily Sena de; CASTRO, Maycon Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5961254439863621; https://orcid.org/0000-0002-1925-3249O artigo explora a relevância dos indicadores de processo AMS (Aderência à Manutenção Sistemática) e AMC (Aderência à Manutenção Condicional) na gestão de manutenção no setor de mineração. A pesquisa analisa a eficiência das manutenções preventiva e preditiva em uma mineradora de cobre, utilizando dados coletados de cinco equipamentos durante outubro de 2024. Os resultados mostram que o indicador AMS obteve uma média de 86%, sugerindo boa adesão aos cronogramas de manutenção preventiva, embora abaixo da meta de 90%. Já o AMC apresentou apenas 28%, demonstrando falhas no planejamento e execução de manutenções preditivas. Por meio de tabelas e gráficos, os desvios identificados refletem problemas como alta demanda operacional e falta de recursos. O estudo conclui que a combinação estratégica de manutenção preventiva e condicional é essencial para otimizar a disponibilidade e reduzir custos operacionais. A análise detalhada destaca a importância de um planejamento mais eficiente e monitoramento contínuo dos ativos, fornecendo subsídios para decisões estratégicas na gestão de manutenção.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Efeito dos parâmetros da técnica de switchback sobre a geometria de soldas GMAW depositadas com arame AWS ER 70S-6(2024-11-01) SOUSA, Erick Roberth Sousa e; GARCIA, Douglas Neves; http://lattes.cnpq.br/8800633385144878; https://orcid.org/0000-0002-1292-2139Este trabalho investiga o efeito dos parâmetros da técnica de switchback na geometria de soldas produzidas pelo processo GMAW utilizando arame AWS ER70S-6. Foram analisados cordões de solda fabricados com diferentes comprimentos de avanço e reversão da tocha de soldagem. A técnica de switchback demonstrou impactar significativamente a geometria do cordão, com maior distribuição de calor e elevação nas áreas de reversão. A análise dos oscilogramas de corrente e tensão indicou instabilidade no arco elétrico, principalmente em velocidades de soldagem mais altas, resultando em defeitos como o "humping". A microestrutura das soldas revelou recristalização dos grãos na zona de fusão, confirmando o efeito térmico da técnica. Os resultados sugerem que, embora a técnica de switchback seja promissora para melhorar a distribuição de calor e a geometria do cordão, é necessário um controle preciso dos parâmetros para evitar falhas na solda.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise CFD de uma bomba centrífuga: obtenção das curvas características de altura manométrica, rendimento e potência(2024-07-19) ALVES, Marinaldo dos Passos; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910Este trabalho investiga a aplicação da análise computacional fluidodinâmica (CFD) em uma bomba centrífuga radial, com o objetivo de obter as curvas características de altura manométrica, rendimento e potência, visando a compreensão e otimização do desempenho do equipamento. A metodologia envolveu a modelagem computacional da bomba, a realização de simulações CFD detalhadas e a análise dos resultados obtidos. Os objetivos foram alcançados, permitindo a avaliação detalhada dos padrões de escoamento, distribuição de pressão e velocidade no interior da bomba. A hipótese de que a análise CFD seria uma ferramenta eficaz para a avaliação do desempenho da bomba foi confirmada, evidenciando a importância dessa abordagem na otimização de sistemas de bombeamento. Apesar das limitações e desafios, como a necessidade de validação experimental dos resultados e a complexidade na definição dos parâmetros de simulação, recomenda-se a continuidade dos estudos para aprimorar o entendimento e a eficiência das bombas centrífugas radiais, considerando diferentes configurações e condições operacionais. Este trabalho contribui para o avanço da área ao demonstrar a relevância da análise CFD na melhoria do desempenho e na sustentabilidade das operações industriais envolvendo bombas centrífugas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise CFD e otimização de um trocador de calor casco e tubo(2024-01-03) PINHEIRO, Larissa Camila Nascimento; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686A otimização da eficiência térmica e energética nos processos industriais é de importância primordial. Um componente crucial para alcançar essa otimização é o trocador de calor, e entre as várias configurações disponíveis, o trocador casco e tubo destaca-se por sua capacidade de trocar calor entre diferentes fluidos enquanto os mantém fisicamente separados. O uso cada vez mais difundido da análise fluidodinâmica computacional tem revolucionado a compreensão e otimização dos processos de transferência de calor, permitindo investigações detalhadas de fluxos complexos. Para o presente estudo, será abordado o trocador de calor casco-tubo, bastante utilizado em aplicações industriais. Para analisar os dados de operação do trocador de calor casco e tubo, foi realizada uma análise CFD utilizando o software ANSYS-CFX versão Student no intuito de avaliar a troca térmica realizada pelo equipamento. Para obter uma simulação com boa precisão avaliou-se a malha, que é um dos principais parâmetros de qualidade de uma simulação. Os resultados mostraram uma transferência de calor expressiva na geometria otimizada, em comparação com a original.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de uma bancada de aspersão de fluidos supressores de poeira(2021-10-18) SOUZA, Gustavo Braga de; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662A bancada de aspersão de supressores propõe padronização e controle de qualidade no processo de aspersão de soluções aquosas utilizadas em laboratório para testes e experimentos de composições supressoras de poeira aplicadas a indústria mineradora. O presente trabalho busca a projeção da bancada que será de grande utilidade para o laboratório de fluidodinâmica e particulados da Universidade Federal do Pará no campus de Tucuruí. A projeção busca aproximar um modelo de aspersão em escala reduzida a um modelo real de aspersão de fluidos supressores em vagões de minério utilizado na indústria, selecionando os equipamentos necessários de projeto buscando o melhor custo benefício e reaproveitamento de ferramentas e equipamentos disponíveis capazes de atender aos pré-requisitos do projeto. O novo método de aspersão consolida mais um avanço para melhoria dos estudos de casos de controle de poeira que já se encontram em desenvolvimento. Ainda que desenvolvida com o foco em testes de fluidos poliméricos em pilhas e vagões de minério, esta pode ainda atender diversas outras demandas de aspersão que podem surgir neste campo de pesquisa. A partir do projeto desenvolvido será possível construir o equipamento e obter controle sobre a quantidade de massa de supressor aspergida durante o processo, padronização do processo de aspersão para ser replicado em diversas amostras e gerar resultados mais consistentes aos estudos que dependem deste procedimento de aspersão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rede neural convolucional para o diagnóstico de rolamentos em baixa rotação(2024-05-24) SILVA, Jonatas Cruz da; COSTA, Thiago Barroso; http://lattes.cnpq.br/2617134540357756; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040Este trabalho concentra-se na aplicação de redes neurais convolucionais (CNNs) no diagnóstico de falhas em rolamentos de baixa rotação, uma área crucial para garantir a segurança e a eficiência, principalmente na indústria de mineração. A utilização do sinal de vibração apresenta desafios devido ao fato de os rolamentos de baixa rotação funcionarem sob cargas consideráveis e, ocasionalmente, em condições não estacionárias. Além do mais, devido a energia associada ao sinal da falha no rolamento ser fraca, o seu monitoramento é dificultado pela presença de ruídos provenientes de outras fontes que pode mascarar o sinal da falha. Portanto, ferramentas de processamento de sinal e algoritmos de aprendizado de máquina foram propostos para lidar com essas questões. Dentre as técnicas de aprendizado de máquina, os modelos de diagnósticos baseados em aprendizagem profunda se popularizaram nos últimos anos, principalmente o modelo de rede neural convolucional devido ao seu desempenho. Assim, neste trabalho é proposto a elaboração de um modelo de diagnóstico em rolamentos de baixa rotação, baseado em uma rede neural convolucional, onde os dados de entrada são sinais de vibração que posteriormente são transformados em uma imagem na escala de cinza, denominada de imagem de vibração, e, por fim, utilizado para o treinamento do modelo. Para o treinamento e validação do modelo foram usados sinais de vibração de rolamento de um misturador de granéis que opera com rotação de 50 rpm, sendo estes sinais coletados com os rolamentos saudáveis e, posteriormente, com rolamentos defeituosos com diferentes graus de severidade e com diferentes níveis de carregamento do maquinário. Após o treinamento do modelo é analisado a acurácia para a avaliar o desempenho e precisão do modelo proposto. Portanto, este trabalho visa criar uma ferramenta de diagnóstico automatizada para falha em rolamentos de baixa rotação com um elevado nível de acurácia, assim facilitando o monitoramento de maquinário que utiliza esses tipos rolamentos garantido a eficiência e segurança nos setores industriais. Como resultado, obteve-se dois modelos de diagnóstico automatizado de falha, um multiclasses e outro binário, onde obtiveram excelentes resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos indicadores de manutenção de caminhões fora-de-estrada modelo 930E(2024-07-15) ARAGÃO, Romário de Brito; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864A manutenção preventiva é essencial pois melhora a disponibilidade física dos caminhões, reduz o tempo de inatividade e prolonga sua vida útil. O artigo tem como objetivo analisar os indicadores de manutenção dos equipamentos em uma mineradora no sudeste paraense. Para isso, utilizou-se uma análise qualitativa dos resultados dos indicadores de MTBF, Disponibilidade e MTTR e do perfil de perdas. Observa-se que eles entregaram uma Disponibilidade de 73%, acima do orçado para a frota; o MTBF de 29 horas, abaixo das 39 horas orçadas e o MTTR de 4h, dentro da meta de até 5h. Conclui-se que apesar de oscilações frequentes nos indicadores, verifica- se que é uma frota que entrega resultados satisfatórios em seus objetivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento de uma rede de ar comprimido para aplicação em uma incubadora de empresas no entorno do lago de Tucuruí(2020-02-17) ZAGHETTI, Druscilla Mafalda; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507O ar comprimido é tido como o resultado da compressão do ar atmosférico complementado por processos de tratamento, sendo este amplamente utilizado no setor industrial com aplicação em diversos processos que requerem força e movimento, como por exemplo, as máquinas pneumáticas. O presente trabalho propõe o dimensionamento de uma rede de ar comprimido, de maneira que estejam contempladas as etapas de produção, distribuição, preparação e ampliação desta rede, afim de que o produto seja entregue aos pontos de aplicação em condições quantitiva e qualitativamente satisfatórias para o bom funcionamento de ferramentas e equipamentos pneumáticos. Para a realização do trabalho, fez-se necessário o embasamento teórico, tal como a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR-13) para vasos de pressão entre outros e a norma (ASME VIII) descrita Boiler and Pressure Vessel Code; bem como a coleta de dados, como: quantidade de máquinas que utilizarão o ar comprimido, comprimento das tubulações de distribuição e alimentação, além da escolha das singularidades. Assim, foi possível apresentar os cálculos dos diâmetros das linhas de distribuição e alimentação, a seleção do reservatório e do compressor e a apresentação de um layout primário da rede de ar comprimido. Em suma, verificou-se que a rede dimensionada atenderá as necessidades dos equipamentos de forma a oferecer maior tempo de vida útil e bom desempenho aos componentes pneumáticos para o galpão existente, que comportará uma incubadora de empresas no Parque Tecnológico de Tucuruí.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de máquina protótipo (MEG-2023 LELIS) para compactação de ração animal em pelets(2023-12-29) LÉLIS, Alex da Trindade; SILVA, Felix Lélis da; http://lattes.cnpq.br/9453209743354574; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864Máquinas processadoras são muito uteis no desenvolvimento de trabalhos no meio rural. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma máquina protótipo (MEG-2023LELIS) voltada a peletizar ração e/ou farelos em geral. Seus componentes foram projetados, fabricados e simulados para produzir ração para peixes. A mesma consiste em uma base estrutural suporte, uma matriz plana, eixo central e rolos compressores. A fonte de alimentação da máquina é de 220 volts para um motor de 3677 watts, bifásico de 1740 rpm. Foi realizada a avaliação de desempenho da máquina, cujo objetivo principal foi analisar a capacidade de produção, taxa de transferência e sua eficiência. A máquina apresentou capacidade de produção na ordem de 0,857 kg/min o equivalente a uma taxa de transferência de 51,42 kg/h com eficiência máxima de 89,25% para um teor de umidade presente de 25%. Apresenta peso total do conjunto de 76 kg. Em cada batelada produz cerca de 17,85 kg de ração, com consumo de energia estimado de R$ 36,61. Os resultados indicam que a máquina peletizadora projetada pode viabilizar uma maior dinâmica a sistemas de criação animal em pequenas e médias propriedades rurais, uma vez que, permitirá produtores produzirem e fornecerem sua própria ração em pellets a partir de insumos regionais e ou residuais de agroindústrias, aliviando assim os problemas associados custos e dependência da utilização de rações comerciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação comparativa de bases magnéticas para fixação de acelerômetros na análise de vibração industrial(2024-02-23) MOURA, Lis Silva de; MESQUITA, Alexandre Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/3605920981600245; https://orcid.org/0000-0001-5605-8381; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040Na indústria, é decisivo assegurar a continuidade operacional dos ativos. Para isso, é realizada a implementação de práticas de manutenção eficazes, a fim de mitigar paralisações não programadas do processo produtivo, decorrentes de falhas inesperadas, as quais causam um impacto negativo na produtividade. Na manutenção preditiva realiza-se a análise de dados e monitoramento contínuo para identificar problemas em equipamentos antes que ocorram falhas e garantindo a disponibilidade e a confiabilidade de ativos. Com esse objetivo, é muito utilizada a análise de vibração. Por meio da medição das vibrações geradas pelas máquinas, torna-se possível identificar os padrões de funcionamento desses ativos. Isso, por sua vez, permite a detecção precoce de problemas potenciais, indicando, assim, a necessidade de intervenção de manutenção antes que ocorram falhas graves. Os acelerômetros utilizados para medir essas respostas de vibração podem ser fixados em estruturas de várias maneiras. É importante considerar que o método de fixação selecionado exerce influência direta sobre a faixa de frequência utilizável do acelerômetro e impacta diretamente nos resultados obtidos. Uma das formas mais utilizadas para realizar medições de forma rápida é através da fixação magnética. Essa técnica oferece flexibilidade na fixação dos sensores em diferentes locais, agilizando o processo de medição e minimizando o custo com quantidade de sensores. O presente trabalho objetiva realizar uma análise comparativa das respostas em frequência obtidas por diferentes tipos de fixação magnética, levando em consideração variações nos tamanhos, força de atração e modelos de bases magnéticas. Mediante essa análise, foi realizado um mapeamento e classificação dos critérios de importância. O estudo revelou que, embora uma base magnética com melhor desempenho tenha sido identificada, diversos fatores podem contribuir para a perda de desempenho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de fixação de absorvedor de impactos acoplado ao chassi de caminhão para transporte de bombas anfíbias em terreno de mina(2023-12-20) BARROS JUNIOR, Cloves Augusto Coelho; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040O isolamento de vibração é essencial para prevenir desgaste e falhas em máquinas, concentrando-se na redução da vibração transmitida da base para a máquina. Reduzir a vibração sofrida por uma bomba submersível durante seu transporte em terreno de mina significa prolongar sua vida útil e reduzir gastos em manutenção. O projeto busca suprir essa necessidade com objetivos como a seleção de amortecedores, ensaios mecânicos, modelagem para simulações computacionais e avaliação do comportamento vibratório pós-instalação dos amortecedores. Baseado nas bibliografias e por meio do método dos elementos finitos (MEF), dá-se início ao projeto, gerando o modelo 3D dos componentes do sistema e realizando ajuste nos modelos, se necessário, para a simulações em software de elementos finitos. Foi selecionado o coxim que atende às exigências do projeto, sendo posteriormente obtidos a rigidez e do módulo de elasticidade em testes de compressão em laboratório. Foram desenvolvidos modelos equivalentes para o coxim e a bomba, ajustando dimensões e massa para simulações precisas. Sob carga estática, a base apresentou desempenho satisfatório com deslocamento pequeno, tensões equivalentes de Von Mises abaixo do limite de escoamento um aço estrutural e o fator de segurança indica adequação da estrutura para o projeto. Os seis primeiros modos de vibração do conjunto coincidiram com movimentos de translação e rotação com frequências entre 8,6334 e 33,173 Hz. A análise harmônica revelou desempenho satisfatório em três pontos, contrastando com a rigidez anterior do sistema visto que introdução de um elemento de elasticidade reduziu a transmissão de vibração. Na análise transiente, o sistema mostrou-se subamortecido com redução nas forças de amortecimento e de mola ao longo do tempo, tendendo a zero, em conformidade com as teorias das vibrações. A adição de um sistema amortecedor à bomba indica claramente benefícios à saúde da máquina, reduzindo intervenções de manutenção e economizando custos para a empresa.