Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM/CAMTUC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de esforços mecânicos nos enrolamentos de transformadores ocasionados por correntes de energização utilizando método de elementos finitos(2013-02-06) FURTADO, Maciel da Costa; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964Transformadores são equipamentos essenciais para o funcionamento de sistemas elétricos. O projeto desses transformadores é realizado prevendo situações mais severas a que possa ser submetido no local destinado para sua instalação, devendo ter capacidade de suportar as solicitações de natureza diversas a que possa ser exposto. Apesar do extremo cuidado observado na fase de projeto destes dispositivos, a prática tem mostrado um número de ocorrência de falhas significativas. Dentre as causas destacam-se justamente os esforços mecânicos ou tensões verificados nas estruturas internas dos dispositivos em decorrência dos esforços adicionais provocados pelas correntes transitórias de energização. A investigação dos efeitos danosos causados pelo fenômeno mencionado, portanto torna-se imperativo. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo descrever e analisar os diferentes efeitos como: tração e compressão a que estão sujeitos os enrolamentos interno e externo sob ação de forças radiais e axiais envolvendo as bobinas do transformador, que dependendo da severidade do distúrbio, podem comprometer a integridade física do dispositivo, causando perda de eficiência da maquina ou até mesmo levar ao desuso. Portanto, para tal propósito, será utilizada uma modelagem computacional baseada no método de elementos finitos, que permite simulações de fenômenos de regime transitório e permanente além de possibilitar o acesso às grandezas eletromecânicas nos enrolamentos do transformador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curso básico de manutenção de climatizadores domésticos para alunos de ensino de jovens e adultos do município de Tucuruí(2014) TEIXEIRA, Thales de Souza; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Este trabalho consiste na elaboração de um curso básico na área de climatização doméstica, focando principalmente os equipamentos de condicionamento de ar na cidade de Tucuruí. A climatização de ambientes é uma necessidade devido as altas temperaturas e umidades registradas, tornando-se necessário a utilização de aparelhos de climatização para o conforto térmico das pessoas. Tendo em mente que estes equipamentos precisam de manutenção regular, as empresas de refrigeração tem a necessidade de obter uma mão-de-obra com o mínimo de qualificação para a realização dos seus serviços. O Grupo de Pesquisa em Refrigeração e Ar Condicionado (GPRAC), tornou possível a realização de um curso de extensão voltado para esse setor da engenharia, visando o público das escolas de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), com a intenção de não somente transmitir o conhecimento técnico, mas também em incentivar esses alunos a seguir uma carreira acadêmica em um futuro próximo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise mecânica e microestrutural de placas de compósitos poliméricos reforçados com fibras da bananeira híbrida PV 0376 com orientação randômica(2014-12-11) SILVA, Maria Helena Sousa da; CRUZ, Sicléia Gaia; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507A crescente preocupação da sociedade moderna em reduzir o impacto ambiental e a incessante busca por soluções para a substituição dos recursos não renováveis vem incentivando os pesquisadores a desenvolverem materiais sustentáveis e dentro desse contexto se inserem as fibras naturais como alternativa para a fabricação de materiais compósitos. Assim, este trabalho vem apresentar a fabricação de placas de compósito utilizando material descartado da plantação da bananeira (pseudocaule) tendo como objetivo avaliar o comportamento mecânico e microestrutural de um compósito polimérico reforçado com fibras da bananeira da variedade híbrida PV 0376. A extração das fibras foi realizada de forma manual e separada em três camadas (CE, CM e CI), em seguida cortadas na dimensão de 20 mm de comprimento e 3% de fração mássica das mesmas foram misturadas junto com a resina de poliéster tereftálica insaturada para fabricação do compósito. Posteriormente, para analisar sua resistência, confeccionou-se 30 corpos de prova, sendo 10 de cada camada, onde foram submetidos aos ensaios de tração uniaxial na máquina de teste universal do laboratório de ensaios mecânicos da Universidade Federal do Pará – UFPA. Com os dados obtidos foi possível averiguar que a camada que apresentou o melhor resultado de resistência a tração foi a camada interna da bananeira híbrida PV, com o valor de 29,5 MPa. Depois de ensaiados os corpos de prova passaram por uma avaliação microestrutural por microscopia eletrônica de varredura (MEV) para verificação dos mecanismos de falha predominantes na região de fratura. A avaliação constatou que o tipo de falha predominante foi o pull out para os compósitos de menor resistência e as fibras rompidas para os de maior resistência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das medições de espessura nas tubulações de ar comprimido do sistema de regulação de velocidade da Casa de Força 2 da Usina Hidrelétrica de Tucuruí(2015) FERREIRA, Maycon Flabio da Silva; COSTA, Tiago Augusto Moreira; FURTADO, Gilton Carlos de Andrade; http://lattes.cnpq.br/0986142198820433; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Para regular o sistema de velocidade das máquinas geradoras na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, se faz necessário transportar fluidos em pressões de trabalho elevadas através de tubulações. Estas são vasos de pressão e necessitam ser inspecionadas para que a manutenção preditiva consiga detectar a existência de possíveis riscos, presentes em suas utilizações. E devido a essa necessidade, foi realizado um planejamento para determinar o procedimento de inspeção mais adequado para as tubulações de ar comprimido do sistema de regulação de velocidade da Casa de Força 2, onde foi objetivado determinar a Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), para essas tubulações, correspondente a menor espessura encontrada durante o procedimento inspeção, após a escolha do método de medição, buscou-se atender as normas técnicas de medição de espessura por ultrassom e cálculo de PMTA, onde para o cálculo dessa última foi utilizada a norma ASME Code, Divisão 1, Seção VIII. Os resultados foram demonstrados e comparados com a espessura mínima que essa tubulação poderia atingir de acordo com esse código.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de uma bancada rotodinâmica pelo método dos elementos finitos utilizando o software Ansys Workbench(2015-09-21) LIMA, Vinicius Alves; LIMA, Adry Kleber Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/0629481754872614Este trabalho apresenta o estudo dinâmico em uma bancada didática de dinâmica de rotores do Laboratório de Engenharia Mecânica - LABEM da Universidade Federal do Pará – UFPA Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC por meio de uma análise numérica, em que no contexto atual, estudos dinâmicos em máquinas rotativas vêm crescendo em ambientes industriais. Neste trabalho, um modelo CAD (Computer Aided Design) foi desenvolvido utilizando o software SolidWorks da bancada didática considerando todas as suas especificações, dimensões e propriedades inerciais. Em seguida, um modelo CAE (Computer Aided Engineering) simplificado foi desenvolvido utilizando o software Ansys Workbench para a análise por meio do Método dos Elementos Finitos – MEF. Para realização da análise modal da bancada, foi considerada uma faixa de frequência no intervalo de 0 a 1e+008 Hz e considerando o estudo nos 10 primeiros modos de vibração do conjunto eixo, rotor e massa desbalanceadora. Assim, após finalização das etapas para iniciar a análise numérica (pré-processamento, processamento e pós-processamento) foi obtido o diagrama de Campbell. Deste modo, foi possível prever as velocidades críticas para determinadas velocidades de rotação, por meio de algumas considerações realizadas para o desenvolvimento da análise, ou seja, foi considerado a velocidade de rotação para uma condição de operação real e uma condição fictícia para verificação de algumas velocidades críticas da bancada rotodinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modificação de um veículo ciclo diesel para bancada didática(2016) SILVA, Geanilson Brito da; BEZERRA, Waldson Melo; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Diante do avanço tecnológico industrial em nosso cotidiano, os cursos de engenharia estão sendo exigidos a utilizarem com mais frequência aulas práticas na sua grade curricular, para vislumbrar a formação de um profissional com perfil mais próximo das exigências do mercado de trabalho. Para isso se faz necessário a contínua renovação dos laboratórios existentes na universidade, com equipamentos modernos e atuais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e montagem de uma bancada didática feita a partir de um veículo ciclo diesel. Isso ajudará os estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA-CAMTUC) a compreeender como um veículo diesel trabalha com um enfoque prático sobre: o motor diesel e os sistemas de freio, transmissão, arrefecimento, suspensão e direção. O trabalho foi montado sobre a estrutura original do veículo (o chassi do carro). Será adicionado ao laboratório de motor da universidade e também será usado por estudantes e professores em pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma bancada de sistema de refrigeração por absorção para fins didáticos(2016-11-11) BAIA, Dayse de Souza; MORAES, Vanessa Santos; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686O presente trabalho apresenta a construção de um aparelho de refrigeração com ciclo de absorção de amônia e água em uma bancada didática com o objetivo auxiliar no aprendizado dos alunos e profissionais que atuam diretamente na área de refrigeração, compreendendo os fenômenos físicos envolvidos no sistema, utilizando de maneira simples e fácil a demonstração do ciclo de refrigeração, bem como seu coeficiente de performance e a eficiência do sistema. Os objetivos do trabalho foram alcançados e a efetivação da bancada foi realizada, visto que a partir da sua análise foi possível obter todas as vazões mássicas, entalpias e carga térmicas, COP, eficiência e compará-las coma teoria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plano de ações estratégicas para o laboratório de soldagem da Faculdade de Engenharia Mecânica(2016-11-13) SANTOS, Danilo Silva; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686A proposta do presente trabalho é apresentar um plano de ações estratégicas para a gestão do Laboratório de Soldagem da Faculdade de Engenharia Mecânica do Campus Universitário da UFPA da cidade de Tucuruí. A proposta gira em torno do embasamento de ferramentas de gestão que se aplicam a espaços industriais, em especial no laboratório de soldagem. O sucesso das ferramentas 5S‟s, a Matriz Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats (SWOT), Balanced Score Card (BSC), e 5W2H as definem como mecanismos eficientes de norteamento das ações da gestão do espaço laboratorial de Soldagem rumo à qualidade dos serviços prestados pelo mesmo tanto à comunidade acadêmica do Campus de Tucuruí quanto às cidades que o rodeiam. O resultado é a formulação de planos para cada ferramenta que se desenvolvam paralelamente em um espaço quadrienal com ações específicas voltadas para excelência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma bancada didática de refrigeração do ciclo frio e quente(2016-11-25) BARBOSA, Juliana Amorim; MEDEIROS, Stella Mares Santos; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a construção de uma bancada didática para observar o ciclo reverso (Frio e Quente). Com propósito de auxiliar no processo de aprendizado e treinamento dos alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará UFPA CAMTUC, através do funcionamento bem como na compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no sistema de refrigeração. Para isso foi necessário a aquisição de uma split (9.000 btus), além de matérias e componentes para a confecção da mesma, posteriormente foram realizados testes para o cálculo do Coeficiente de Performance COP para validação da bancada didática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma máquina de solda a ponto por resistência de baixo custo(2018-02-09) BARBOSA, Matheus dos Santos; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507A soldagem por resistência elétrica é utilizada para a união de peças na carroceria dos automóveis devido a sua alta velocidade de soldagem e a boa qualidade final da solda. Este trabalho visa desenvolver uma máquina de soldagem por resistência elétrica de baixo custo, analisando os parâmetros envolvidos no processo e aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso de engenharia mecânica, com o intuito de deixar a mesma à disposição dos discentes do curso para estes assimilarem de maneira didática os conteúdos das disciplinas da área de processos de fabricação. O projeto foi realizado de maneira a utilizar materiais de baixo custo, que estivessem disponíveis no laboratório de Soldagem do Campus e ao mesmo tempo atendessem aos parâmetros operacionais necessários. Para o fornecimento da corrente elétrica foi utilizado um transformador de micro-ondas e para a aplicação de força um sistema mecânico com pedal. Em seguida foram retirados corpos de provas com espessura de 0,5 mm de chapas de aço carbono, soldados e submetidos ao ensaio de arrancamento, o qual foi aplicado de maneira qualitativa, este é utilizado para verificar as dimensões do ponto solda. Para realizar a validação dos parâmetros utilizados foi consultada a norma AWS D8.7-88 de 1987, segundo ela para a espessura utilizada nas amostras o diâmetro do ponto deve ser em torno de 3,0 mm enquanto que a média dos diâmetros medido nas amostras foi de 2,54 mm, apesar de pequenas variações foi possível validar os parâmetros estabelecidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento preliminar de um sistema propulsivo para uma embarcação movida à energia solar(2018-02-09) PIRES, Jerison Dias; BARILE, Iury Klay Peres; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910O seguinte trabalho consiste no dimensionamento de um sistema de propulsão que será utilizado para locomover uma embarcação movida à energia solar que será utilizada no evento intitulado Desafio Solar Brasil. Um dos objetivos dessa competição é incentivar os seus participantes a desenvolver projetos de engenharia, como nesse caso, um sistema de propulsão. O sistema de propulsão aqui visto é conjunto que envolve um motor elétrico, um propulsor, uma rabeta, e um redutor. O primeiro passo para o dimensionamento desse sistema envolveu a estimativa da resistência ao avanço da embarcação, essa resistência foi estimada com o auxílio software MaxSurf, posteriormente a esse fato, definiu-se um propulsor do tipo hélice que fosse capaz de movimentar a embarcação na velocidade de 5,5 nós (2,83 m/s) sem sofrer uma cavitação acima de 2,5%. Feito isso selecionou-se uma rabeta apropriada ao tamanho máximo do calado. Por fim, como o motor não atendia a rotação e ao torque a serem entregues ao propulsor, ocorreu a necessidade de dimensionar-se uma redução. Essa redução teve por objetivo aproximar a rotação e torque do motor á rotação e torque do hélice, o seu projeto foi realizado de modo suportar os esforços gerados sem sofrer interferência em seus engrenamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ferramenta Kaizen aplicada no laboratório de térmicas e fluídos da Universidade Federal Campus – Tucuruí(2018-03-21) CAVALCANTE, Barbara Lima; BRITO, Nayara Sampaio; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Este trabalho é fundamentado na metodologia de origem Japonesa, o Kaizen, que por sua vez, é um plano estratégico que ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os responsáveis e usuários do ambiente trabalhado e incentivar a cultura da disciplina. Kaizen é um “guarda-chuva” que abrange todas as ferramentas de melhoria, tirando o máximo proveito do que cada uma oferece e permitindo a adequação aos mais diversos tipos de situação. Portanto, este consiste na execução desta metodologia, no Laboratório de Térmicas e Fluídos da Universidade Federal do Pará- Campus Tucuruí, a implementação deste trabalho se deu com o uso das ferramentas Brainstorming e 5S, estas permitem organizar um local de trabalho, a fim de torná-lo mais eficiente na qualidade e na produtividade. Essencialmente, revitalizando o laboratório, adequando-o para dar o devido suporte ao curso de Engenharia Mecânica e ao Campus, visto que os laboratórios da faculdade são de suma importância para exercitar as habilidades e aproximar o conteúdo teórico da realidade para o aluno. Os resultados deste estudo evidenciarão um aumento nos níveis de qualidade, conservação do ambiente e acervo, mais agilidade nas atividades realizadas no local, avanços nos procedimentos, além de garantir a segurança e a satisfação dos usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação da ferramenta FMEA para análise de falhas de uma máquina empilhadeira/recuperadora(2018-03-23) DIAS, Suene de Oliveira; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507A pressão por melhores indicadores de produtividade, disponibilidade e confiabilidade nas organizações tem aumentado a cada ano, tornando os diversos processos de trabalho aliados neste sentido. Do ponto de vista estratégico, principalmente num setor que compete em custos e produtividade como o da mineração, se tem na metodologia de “Análise de Falhas” um aliado extremamente importante, pois desta maneira estará sendo aplicando o que é denominado “Engenharia de Manutenção”, na constante busca por soluções dos problemas que interferem negativamente nos indicadores que medem o desempenho das áreas de processo. Nesta linha apresenta-se um estudo de confiabilidade com objetivo de aumentar a disponibilidade de uma máquina Empilhadeira/Recuperadora de uma empresa Mineradora envolvida diretamente no processo de produção de minério de Ferro. Para alcançar tal meta, propõe-se a aplicação dos conceitos de MCC através da ferramenta Análise de Modos de falha e Efeito (FMEA – Failure mode and Effect Analysis). Esta uma ferramenta simples, porém, de grande valor de melhoria nos índices de confiabilidade dentro do setor de manutenção. Para a implementação da ferramenta FMEA foi necessário mapear todo o sistema identificando suas funções, modos de falhas e suas causas, para elaboração de ações de manutenção de caráter preventivo, preditivo, inspeção e de lubrificação, prevista para cada modo de falha. Os resultados da aplicação da ferramenta proporcionaram uma visão geral, apontando os principais potenciais modos de falha, isso através da determinação dos índices de criticidade para os sistemas, reduzindo a probabilidade de falha através das ações definidas. Com o uso da ferramenta foi possível encontrar o ponto ótimo de manutenção através do modelo de distribuição Weibull. Se bem implantado a FMEA na elaboração de um plano de manutenção de forma efetiva pode-se prevenir todas os modos de falha identificados aumentando a disponibilidade e diminuindo os custos relacionados a manutenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo experimental e numérico de uma turbina eólica de eixo horizontal em escala reduzida com e sem difusor(2018-10-25) SILVA, Artur José Cunha da; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662A demanda global por fontes renováveis de energia tem aumentado significativamente nos últimos anos, dentre as formas mais conhecidas destaca-se a energia eólica que, impulsionada pela colaboração de empresas de tecnologia juntamente com governos que estão cada vez mais interessados por esta forma de energia, tem se desenvolvido consideravelmente nas últimas décadas. As turbinas eólicas de eixo horizontal se destacam dentre os demais tipos na geração eólica, apresentando a vantagem de aumentar a sua capacidade de geração de potência através da utilização de difusores, que envolvem a turbina e aceleram o escoamento do ar através do rotor. Neste contexto, estudos em laboratório em modelos de turbinas em escala reduzida são de fundamental importância para o desenvolvimento de novas tecnologias, a partir de metodologias experimentais complementadas pela dinâmica dos fluidos computacional (CFD) é possível prever o comportamento de turbinas eólicas em escala real dentro de várias condições de operação. A pesquisa deste trabalho foi desenvolvida sobre uma turbina eólica de eixo horizontal didática com rotor de quatro pás e difusor de material ABS impresso em uma impressora 3D. Foram desenvolvidos estudos experimentais em túnel de vento com o modelo em escala (1:5,5) com e sem difusor, além de simulações numéricas do modelo via o plugin CFX do software comercial Ansys Workbench. Para os ensaios em túnel de vento foi desenvolvido um sistema de controle de malha fechada PID integrado à um Arduino, responsável pelo controle de rotação da turbina através da modulação PWM do freio aplicado sobre o equipamento. Foram obtidos dados experimentais para as velocidades do vento de 6, 7 e 8 metros por segundo, em cada ensaio a velocidade de escoamento foi mantida constante enquanto a rotação da turbina foi reduzida gradualmente pelo sistema de modulação, de forma a plotar a curva de potência (𝐶𝑝) para diferentes velocidades específica de ponta de pá (λ). Os resultados experimentais mostraram um aumento considerável na potência extraída do vento pelo modelo em túnel de vento, chegando em 33% com a utilização do difusor em uma velocidade do vento de 8 metros por segundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto e análise do fluxo de um túnel de água circulante horizontal(2019) FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662O projeto das lanchas escolares desenvolvido pelo centro Colaborador de Apoio ao Transporte escolar e financiado pelo Governo Federal ficou responsável pelo projeto e produção de embarcações que servem para garantir o acesso das crianças ribeirinhas as escolas. Um projeto grandioso como esse requer avanços nos estudos experimentais dos cascos das embarcações. Um túnel de água circulante é uma instalação perfeita para diversos tipos de experimentos envolvendo cascos de embarcações, ensaios de propulsores etc. Assim, para dar suporte nas atividades acadêmicas bem como dar amparo as pesquisas que precisam de realizar experimentos com fluxo de água contínuo e uniforme, foi projetado um túnel de água circulante que se localizará no galpão do NDAE, que se localiza no campus universitário de Tucuruí. Além disso, realizou-se a análise dinâmica do fluxo via CFD afim de minimizar as variações de velocidade e encontrar o melhor projeto para aletas direcionadoras, deixando a qualidade do fluxo ainda melhor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo comparativo das características de absorção sonora de painéis de fibra de açaí e juta com geometrias superficiais planas e não plana(2019) LIMA, Naianny Matos; PEREIRA, Sarah Fabiana Brasil; BASTOS, Leopoldo Pacheco; http://lattes.cnpq.br/6857936889450389A população urbana tem vivido em constante exposição aos ruídos devido ao crescente e quase sempre desordenado processo de urbanização. Atualmente, a poluição sonora é o terceiro tipo de poluição que mais afeta o planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo cerca de 120 milhões de pessoas no mundo. Os efeitos nocivos do ruído sobre o ser humano, abrangem prejuízos ao bem-estar físico, mental e social. Outros efeitos inconvenientes são percebidos em construções nos quais os critérios acústicos relacionados à absorção, isolamento e transmissão sonora não são adequadamente considerados, como em um ambiente com tempo de reverberação excessivamente elevado ou um isolamento sonoro deficiente, levando à interferências na compreensão da fala ou privacidade. Neste sentido, a busca por novos materiais, que possuam baixo custo de aquisição e produção, que promovam maior conforto sonoro, tem se intensificado nos últimos anos. Neste cenário, destacam-se algumas fibras vegetais, as quais têm sido utilizadas como matéria-prima na fabricação de painéis que apresentam bom desempenho acústico, no que se refere à absorção sonora, e outras características vantajosas (baixo custo de aquisição, não oferecem riscos à saúde humana nem ao meio ambiente, são provenientes de fontes renováveis, somente para citar algumas) em relação a materiais tradicionais como a lã de vidro e lã de rocha. No presente trabalho, foram investigados, em câmara reverberante em escala reduzida, painéis de fibras vegetais (açaí e juta) com geometria superficial plana e não plana (com protuberâncias na superfície). Foi observado que, considerando a mesma espessura de painel, os painéis com geometria não plana apresentaram desempenho levemente superior em relação aos painéis de superfície plana, especialmente em médias e altas frequências (a partir de 1600 Hz) e isto é atribuído às protuberâncias na superficie. Finalmente, conclui-se que as alterações geométricas promovidas nos painéis com superfície não plana contribuíram para aumentar a sua área de absorção efetiva, dando origem a painéis com desempenho acústico melhorado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de padronização do laboratório de máquinas operatrizes da Universidade Federal do Pará - Campus Tucuruí(2019-03-08) LEÃO, Erick Danilo Ferraz; CAVALCANTE, Robert dos Santos; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507Este trabalho apresenta a implantação dos sistemas de gestão voltados para a qualidade, sendo assim, tornando parte fundamental e imprescindível para o bom desempenho do laboratório, assim como a segurança no local de trabalho. Neste contexto, a adoção de ferramentas de melhoria contínua, como kaizen, que visa a busca por melhoramento contínuo em todos os aspectos, refletindo na produtividade, na qualidade sem gasto ou com mínimo investimento, uma vez que toda organização tem oportunidade de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, garantindo assim a satisfação dos colaboradores. A segurança do trabalho que consiste em um conjunto de conhecimentos técnicos e normas específicas que auxiliam na redução de risco de acidentes e da ocorrência de doenças ocupacionais. A ideia é oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio da identificação, análise e controle das situações de risco, bem como garantir a proteção da saúde e integridade física dos colaboradores. Desta maneira, ocorreu a aplicação dessas Metodologia no Laboratório de Máquinas Operatrizes da Universidade Federal do Pará-Campus Tucuruí. A implementação deste trabalho se deu com as ferramentas 5S e Brainstorming, tornando o laboratório um ambiente organizado, padronizado e mais seguro, facilitando a realização das atividades. Os resultados mostram que foi de fundamental importância a implantação do sistema de gestão da qualidade, proporcionando uma satisfação nos colaboradores. Assim como, a segurança do trabalho, através da conscientização e a mudança de comportamentos dos colaboradores, constituindo um processo inovador para prevenção de acidentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de um modelo de gestão que faça o controle estratégico da manutenção preventiva aplicado a perfuratrizes(2019-04-15) SANTOS, Rodrigo Ribeiro; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507Com a intenção de se tornarem cada vez mais competitivas, aumentar a produção, diminuir custos, e melhorar a qualidade dos seus produtos, as organizações precisaram, ao longo das últimas décadas, melhorar seus processos de manutenção, agregando filosofias, metodologias, sistemas de controle e ferramentas de acompanhamento, tudo para garantir maior maneabilidade e evitar falhas. Com o passar dos anos a gestão da manutenção foi evoluindo e exigindo esforços, atitudes e habilidades dos gestores e equipe de trabalho no seu controle e na tomada de ações estratégicas. Para isso, uma das ferramentas de acompanhamento e avaliação das manutenções são os Indicadores de Performance. Entre os principais pode-se citar: Disponibilidade Física (DF), Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) e Tempo Médio para Reparo (MTTR). Os indicadores nos dão informações importantes referentes à qualidade das manutenções executadas. Controla-los e melhorá-los garante maior disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. O presente trabalho buscou, portanto, criar um sistema de controle que permitisse avaliar detalhadamente os problemas de desempenho e ocorrências de falhas, com o intuito de garantir maior assertividade na tomada de decisões estratégicas, focando os esforços para pontos-chave de problemas recorrentes. Com a metodologia aplicada e tendo gerado ações, os resultados alcançados vieram por confirmar a viabilidade do método para que pudesse ser aplicadas às demais máquinas da supervisão de manutenção preventiva de perfuratrizes de uma empresa de mineração no estado do Pará onde os maiores resultados alcançados chegaram a um ganho de 11,23% em DF, 110,97% de MTBF, e uma queda de 65,56% de MTTR.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da resistência à corrosão por pites em aços inoxidáveis lean duplex SAF 2304 e super duplex SAF 2507 soldados em diferentes condições pelo processo GTAW(2019-06-05) OLIVEIRA, Raillan de Lucas Arruda de; FONTES, Carlos Henrique Menezes; http://lattes.cnpq.br/5764057162386912; GARCIA, Douglas Neves; http://lattes.cnpq.br/8800633385144878Ambientes agressivos como os das indústrias petroquímica, química e papel e celulose, demandam por materiais com elevadas resistências mecânica e à corrosão. Os aços inoxidáveis duplex (AID) têm como principal característica a microestrutura bifásica, constituída por ferrita e austenita com proporções volumétricas similares, combinando alta resistência mecânica da ferrita e alta resistência à corrosão da austenita. Entretanto, na maioria das aplicações industriais dos AID são utilizados processos de soldagem na fabricação ou manutenção, onde o aquecimento localizado pode causar um desbalanceamento de fases afetando a resistência à corrosão do Metal de Solda (MS) e Zona Termicamente Afetada (ZTA). Este trabalho objetiva analisar a resistência à corrosão por pites, de acordo com o método A da norma ASTM G48, dos aços inoxidáveis lean duplex SAF 2304 e super duplex SAF 2507 soldados em diferentes condições de soldagem pelo processo GTAW (Gas Tungsten Arc Welding), considerando a adição de 2,25% de N2 no gás de proteção argônio, soldagem autógena e com metal de adição com alto teor de níquel e a influência do reaquecimento do primeiro passe, mantendo o aporte térmico constante de 1 kJ/mm. Foi analisado por microscopia ótica as diferentes microestruturas do MS e ZTA. Para todas as condições de soldagem observou-se uma redução da fração volumétrica da austenita no MS e ZTA em relação ao Metal de Base (MB). Com a sobreposição de passes, assim como a adição de nitrogênio no gás de proteção, detectou-se o aumento da fração volumétrica de austenita no MS e na ZTA. O aço inoxidável SAF 2507 soldado com adição de N2 no gás de proteção argônio e dois passes apresentou maior resistência à corrosão por pites em relação as demais condições de soldagem analisadas, resistindo até a temperatura de 50 ± 2 °C. O aço inoxidável SAF 2304, em todas as condições de soldagem, se limitou a temperatura ambiente de 23 ± 2 °C para o ensaio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto mecânico de um dispositivo para remoção do pino pivotante da caçamba dos caminhões Caterpillar modelo 793D(2019-07-08) BORGES, Lorran Nascimento; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910A demanda global por projetos de engenharia, principalmente se tratando de projetos de engenharia mecânica, tem exigido aspectos econômicos, segurança e as considerações de responsabilidade pelo produto. Atualmente, existem muitos recursos para auxiliar o projetista, fonte de informações (livros, artigos entre outros), assim como diversas ferramentas computacionais. Projetos de melhoria de dispositivos para auxiliar os processos de manutenção de equipamentos, têm apresentado grande vantagem para empresas que executa manutenção em seu ambiente, como ganho de ergonomia para os executantes, menores índices de acidentes, bem como redução de custo, uma vez que reduz a quantidade de executantes na atividade. Nesse contexto, o presente trabalho traz o estudo e desenvolvimento de um dispositivo para remoção do pino de pivotamento das caçambas dos caminhões fora de estrada Caterpillar 793D. Foram desenvolvidos estudos por métodos analíticos e simulações numéricas (método dos elementos finitos) do modelo projetado com o intuito de tratar as incertezas e precaver falhas da estrutura, evitando altas tensões (prevenir zona de escoamento do material), controle de deformações e flambagem, aumentando a confiabilidade do projeto. Além do mais, a partir do estudo da ciência dos materiais é selecionado um material de propriedades que atenda às necessidades do sistema, dimensionando-se tolerâncias geométricas com fatores de segurança adequados. Os resultados analíticos confrontados com os resultados de simulação numérica apresentaram valores muito próximos, validando assim, o modelo numérico.