Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

22-12-2017

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Bianca Cristtina Ferreira. Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA. Orientador: Aldani Braz Carvalho. 2017. 32 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Geografia) - Faculdade de Geografia , Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4568. Acesso em: .
No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais podem demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br

Aparece na Coleção