Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4352
Compartilhar:
Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 25-Feb-2022
Title: Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio
Creator: CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do
First advisor: SILVA, Izabel Matos de Aguiar
Citation: CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do. Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4352. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira.
Abstract: This research aims to present propositional activities that are aligned with bncc descriptors that help in the curricular composition on Financial Education for High School, from the perspective of Active Methodologies. To obtain the data, we used books by well-known authors with related themes and government websites, among others, which dealt with financial education in elementary school, directing later to high school. Through deepening, it was shown the need to develop in students the ability to manage their income both in the present, with the change of attitudes, as well as in the future through personal and family budget, to the responsibility of living in a consumer society and their awareness that their financial choices directly or indirectly affect the environment in which they live. Proposed activities were elaborated, which aims to explore Financial Education across the board, making the most of the concept of Financial Education throughout high school. The research concludes that it is possible to use the active methodologies both those described in this work, and those that are still being explored from the perspective of financial learning, to facilitate the insertion of Financial Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Educação financeira
Metodologias ativas
Ensino médio
Financial literacy
Active methodologies
High school
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoFinanceiraAbordagem.pdf378,43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons