Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4340
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Issue Date: | 22-Feb-2022 |
Title: | Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
Creator: | FONSECA, Carlene do Amaral |
First advisor: | LEDOUX, Maria Lídia Paula |
Citation: | FONSECA, Carlene do Amaral. Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4340. Acesso em:. |
Resumo: | O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o intuito de analisar as concepções de estudantes em formação do Curso de Licenciatura em Matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), com o objetivo de compreender de que forma os limites e desafios vivenciados pelos acadêmicos nas aulas online durante a pandemia podem interferir no processo de formação acadêmica dos mesmos. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa, de modalidade exploratória e realizada com uma turma do curso de Matemática do Campus universitário de Castanhal/PA. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa é baseada nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem a temática investigada. Os dados/informações foram colhidos por meio de questionário respondido por 15 estudantes. Os resultados apontam inúmeros problemas recorrentes como a falta de recursos tecnológicos adequado, internet de qualidade e que, apesar das limitações, o ensino remoto contribuiu para a minimização dos impactos na formação dos discentes do curso de matemática. |
Abstract: | The Course Completion Work (TCC), presented here, is the result of a research carried out in the area of Mathematics Education, with the aim of analyzing the Conceptions of students in formation of the Mathematics Degree Course on Emergency Remote Teaching (ERE). ), with the aim of understanding how the limits and challenges experienced by academics in online classes during the pandemic can interfere with their academic training process. The research is characterized, as qualitative, of exploratory modality and carried out with a class of the Mathematics course of the University Campus of Castanhal / PA. The theoretical foundation that supports this research is based on readings of books, theses, dissertations and articles that discuss the investigated theme. Data/information were collected through a questionnaire answered by 15 students. The results point to numerous recurring problems such as the lack of adequate technological resources, quality internet and that, despite the limitations, remote teaching contributed to minimizing the impacts on the training of students in the mathematics course. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino Ensino remoto emergencial Mathematics - Study and teaching Emergency remote teaching |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EnsinoRemotoLimites.pdf | 624,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License