Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações

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25-02-2022

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CORRÊA, Ana Paula Pinto. Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4318. Acesso em:.
O trabalho aborda as contribuições que as Metodologias Ativas podem agregar ao ensino-aprendizagem da Matemática. Para isso, tem como objetivo descrever os efeitos do uso da sala de aula invertida com auxílio do procedimento peer instruction no ensino da Matemática. Especificamente o estudo discute a iniciação ao ensino da Matemática; pondera sobre como o modelo considerado tradicional de ensino pode utilizar Metodologias Ativas e discorre acerca das metodologias ativas: Sala de Aula Invertida (SAI) e Peer Instruction. A pesquisa faz uma revisão bibliográfica, usando o método descritivo, com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica propôs-se uma sequência didática utilizando a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida para uso na disciplina de Matemática. Verificou-se que a dinâmica que envolve essas Metodologias Ativas é bastante promissora para a disciplina de Matemática, haja vista a possibilidade de o estudante dispor de outros meios para construir conhecimento, passando a ser capaz de interagir de maneira significativa com seus colegas de turma e professores, e assim atuar como protagonista em sua aprendizagem.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com