Práticas lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental

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Data

13-02-2020

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FERREIRA, André Luiz Noronha. Práticas lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4274. Acesso em:.
A presente pesquisa busca analisar como as práticas lúdicas podem contribuir com o ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Mais especificamente busca identificar as práticas pedagógicas dos professores de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, compreender as concepções dos professores sobre o ensino para esses estudantes, bem como discutir teoricamente as implicações do uso dessa ferramenta didática. O estudo possui uma abordagem qualitativa, em que foram desenvolvidas uma pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas, uma pública e outra privada, em que foram aplicados questionários para quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental. Os resultados e análises apontam que muitos profissionais da Matemática, em sua maioria, por não terem formação específica para ensinar alunos autistas, possuem inúmeras dificuldades para lecionar seus diversos conteúdos e que precisam trabalhar por meio de diferentes estratégias. Neste contexto, as práticas lúdicas são atividades significativas que proporcionam a estes alunos uma maior participação no processo de ensino e aprendizagem.

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