Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4095
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 18-Feb-2020
Title: Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego
Creator: BERNARDO, Beatriz Figueiredo
First advisor: SOARES, Maria Eliana
Citation: BERNARDO, Beatriz Figueiredo. Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4095. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo visa analisar e compreender as conexões docentes entre AEE (Atendimento Escolar Especializado) e sala regular no que se refere à escolarização de um estudante cego, como reflexão sobre as formas e as possibilidades empregatícias dos conteúdos matemáticos à esse estudante. O assunto tratou-se de expor a realidade dos professores ao buscar ensinar a Matemática de forma acessível ao estudante cego. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com professoras do Ensino Regular e do AEE de uma escola da rede estadual, situada no município de Castanhal – PA. Foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e uma entrevista áudio-gravada às professoras. As questões que norteiam este assunto proporcionaram um leque de questionamentos, principalmente pela falta de informação sobre o Braile (Sistema de Escrita Tátil) para o ensino da Matemática, que permite incluir esse estudante no currículo escolar, possibilitando a ele coletar informações necessárias a ponto de formular, resolver e compreender os assuntos de forma significativa. Os dados da pesquisa apontaram as dificuldades do processo do ensino da Matemática a este estudante, a falta de manutenção de materiais, além da falta de atualização e qualificação das docentes. Propõe-se a partir desse estudo despertar um novo olhar sobre o processo de qualificação docente, no que tange a inclusão de alunos cegos.
Abstract: The present study aims to analyze and understand the teaching connections between ESA (Specialized School Service) and the regular classroom with regard to the education of a blind student, as a reflection on the forms and the employment possibilities of the mathematical contents to that student. The subject was to expose the reality of teachers when trying to teach mathematics in an accessible way to the blind student. The research was developed in a qualitative approach with teachers of Regular Education and ESA of a school of the state network, located in the city of Castanhal - PA. It was developed from a field research with the application of a questionnaire and an audio-recorded interview to the teachers. The questions that guide this subject provided a range of questions, mainly due to the lack of information about Braille (Tactile Writing System) for the teaching of Mathematics, which allows including this student in the school curriculum, enabling him to collect necessary information to the point of formulate, resolve and understand matters in a meaningful way. The research data pointed out the difficulties of the mathematics teaching process to this student, the lack of maintenance of materials, in addition to the lack of updating and qualification of the teachers. It is proposed from this study to awaken a new look at the process of teacher qualification, with regard to the inclusion of blind students.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Estudantes com deficiência
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Matemática - Estudo e ensino
Students with disabilities
Mainstreaming in education
Inclusive education
Mathematics - Study and teaching
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ConexoesDocentesEnsino.pdf979,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons